Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional
agenda contactos
ViverAção SocialContrato Local de SegurançaBairros de Carnaxide - Outurela

Bairros de Carnaxide - Outurela

 

​​​​​​​​​

Projetos do CLS de Oeiras realizados/em Desenvolvimento nos Territórios de Intervenção Prioritária 


De Dentro para Fora

O Projeto “De Dentro para Fora” promovido pela Assomada- Associação de Solidariedade Social.​

​Este projeto suportado por um Protocolo de Associação ao Contrato Local de Segurança, ratificado de forma tripartida, MAI, CMO e a Associação Assomada, teve início em Novembro de 2018, com 2 subprojetos (“Vez e voz” e “Quinta Hut” que terminaram em Dezembro de 2019 e com o Subprojeto “Percursos Partilhados” que terminou em Dezembro de 2020.

O projeto “Dentro para Fora”, desenvolvido pela Assomada- Associação de Solidariedade Social no território de Carnaxide, integra 3 subprojectos:

Vez e Voz” – Pretende promover a participação cívica dos residentes, através de Assembleias Comunitárias, identificando as necessidades e problemas do território, e apresentando propostas de melhoria.

”Percursos Partilhados” - Visa a promoção da equidade social e da aprendizagem, com enfoque para a promoção da educação não formal.

“Quinta Hut” – Destina-se a promover estilos de vida saudáveis, a partir da realização de atividades na Quinta do Sales, destinado à população em geral residente no território de incidência.

O Projeto “De Dentro para Fora”, nas suas várias atividades, abrangeu cerca de 100 beneficiários por cada mês do projeto, com aproximadamente 70 Crianças e Jovens, 15 adultos e 15 séniores residentes naquele território.


Dentista Social

​O Projeto “Dentista Social” promovido pela Clínica Médica Olívio Dias, Lda. e o Projeto Família Global.

O Projeto “Dentista Social” suportado por um Protocolo de Colaboração, resulta de uma parceria firmada entre o Município de Oeiras, a Clínica Médica Olívio Dias, Lda e o Projeto Família Global, é realizado de forma totalmente gratuita (sem custos para o Município e para os utentes do projeto) e teve início em Setembro de 2019 e termina em Outubro de 2021.

Este importante projeto visa a prestação de cuidados de saúde oral às populações do Bairro da Outurela e assume particular importância, considerando as dificuldades /ou falta de oportunidades das populações dos territórios CLS de Oeiras, no acesso aos cuidados de Saúde Oral, apostando assim na prevenção primária e secundária. Neste projeto, o Município apoiará esta parceria, disponibilizando recursos que venham a ser tidos como necessários e desempenhando também o papel de mediador desta mesma parceria.

Em cada mês do projeto foram abrangidos, em média, cerca de onze (11) moradores residentes no território de Carnaxide, registados no Gabinete de Apoio à Família do Projeto Família Global.


​Projetos Comuns ao Bairro dos Navegadores e Outurela


Oeiras Capacita

O Projeto “Oeiras Capacita” promovido pela associação Sapana.

O Projeto foi realizado através de uma comparticipação financeira, teve início em junho de 2019 e terminou em Agosto de 2020.

O projeto “Oeiras Capacita”, promovido pela Associação Sapana, desenvolvido nos dois territórios CLS Oeiras, tem como objetivo principal potenciar o desenvolvimento pessoal e de competências sociais nos indivíduos facilitando a sua integração no mercado de trabalho e/ ou criação do seu próprio emprego. A metodologia Sapana assenta em princípios de capacitação e consciencialização do indivíduo no seu todo e é adaptável a todos os públicos e a todos os contextos sociais.

O projeto “Oeiras Capacita”, promovido pela Associação Sapana, desenvolveu as atividades de capacitação de competências pessoais e elaboração de currículos junto dos alunos dos agrupamentos de escolas de Carnaxide-Portela (com uma turma de 20 jovens do 5º ano da escola Sophia de Mello Breyner) e de Aquilino Ribeiro (com uma turma de 15 jovens do Programa Curricular Alternativo de 9º ano), com a frequência de duas sessões por semana. Foram finalizadas as Formações para 15 Técnicos de entidades com intervenção no território de Carnaxide e as Sessões de capacitação aos (17) residentes do território de Carnaxide. Foi terminada a Formação dos OTJ (15 sessões), tendo participado 10 jovens e terminado 7 jovens do Programa OTJ.

No dia 24/01/2020, foi realizado o Dolphin Tank para os residentes de Carnaxide, tendo 15 residentes efetuado a sua apresentação, aos membros da mesa (Dolphins) que contou com a participação das empresas Jerónimo Martins, Tallenter, e outros empresários em nome individual. Assim, beneficiaram deste projeto 74 participantes dos quais, 17 adultos, 15 técnicos, 42 jovens (dos quais 7 OTJ).


Um BairroCidade 2019-2022

O Projeto “Um BairroCidade 2019-2022” promovido pela Associação Serve the city, Portugal.

O Projeto “Um BairroCidade 2019-2022” foi realizado através de uma comparticipação financeira, teve início em Outubro de 2019 e terminará em Outubro de 2022.
O projeto “Um BairroCidade 2019-2022”, promovido pela Associação Serve The City Portugal, implementado em ambos os territórios de intervenção CLS Oeiras, incide a sua intervenção junto de crianças e jovens e sobretudo de pessoas idosas em situação de dependência e isolamento.
Este projeto visa promover a solidariedade, a participação cívica e social, bem como a cooperação através de iniciativas voluntárias de qualidade acessíveis a todos os beneficiários. A par de promover a coesão social, otimiza os recursos da comunidade, reforçando o potencial da comunidade.

O projeto Um BairroCidade 2019-2022 coloca o enfoque no voluntariado como exercício de cidadania ativa, enquanto agente integrante e transformador da realidade local. Até ao momento foram abrangidas 67 pessoas (64 Séniores – 40 dos Navegadores e 24 de Carnaxide - e 3 jovens dos Navegadores).​

Ponto por Ponto – 2ª edição

O Projeto "Ponto por Ponto" promovido pela AMALX - Associação Moda Africana em Lisboa.


O Projeto "Ponto por Ponto – 2ª edição" suportado por um Contrato de Prestação de Serviços (Nº 31/2020),  totalmente financiado pela CMO e teve início em Janeiro de 2020 e termina em Janeiro de 2021.​
Projeto "Ponto por Ponto" – compreende um conjunto de workshops temáticos, que têm por princípio a sustentabilidade e os conceitos co- design, slow- fashion e afetividade, potenciando as competências de costura criativa para 14 formandos visando o empreendedorismo e a empregabilidade dos residentes naqueles territórios.
Nesta perspetiva a aprendizagem da costura torna-se não só, ferramenta de capacitação dos alunos e estímulo à empregabilidade, como também dinâmica de valorização pessoal e de inclusão social.

Na sequência do término da 1ª edição do projeto "Ponto por Ponto" em finais de setembro promovido pela AMALX- Associação de Moda Africana de Lisboa, com a entrega dos Diplomas aos formandos, numa cerimónia presidida pela Sra. Vereadora Dra. Marlene Rodrigues e pelo Sr. Diretor do Departamento de Desenvolvimento Social, Dr. Luís Afonso. Contou ainda com a presença do Sr. Presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, Dr. Inigo Pereira.

Como referimos anteriormente o projeto " Ponto por Ponto" desenvolvido pela AMALX, iniciou em Janeiro a sua 2ª edição em Carnaxide e a 1ª edição nos Navegadores, com 14 formandos em cada território.


Academia de Futsal - Bairros Sociais


Encontra-se a decorrer o projeto Academia de Futsal – Bairros Sociais, implementado a pensar nos mais jovens, conscientes que todas as crianças têm o direito a praticar desporto, independentemente das suas capacidades técnicas, conhecimento do jogo ou características físicas, acreditando que o desporto é um veículo privilegiado de promoção da inclusão social e combate às vulnerabilidades sociais. 

Promovido pelo Clube Recreativo Leões de Porto Salvo (CRLPS), tem como principal objetivo potenciar o desenvolvimento pessoal e de competências sociais e desportivas nas Crianças e Jovens, residentes nos bairros municipais, disponibilizando sessões de treinos de Futsal ministrados, de forma gratuita, pelos treinadores/formadores da Academia de Futsal do CRLPS, numa perspetiva inclusiva e do desporto para todos. 
A Academia de Futsal encontra-se a ser desenvolvida nos dois territórios de intervenção do Contrato Local de Segurança de Oeiras, nomeadamente Navegadores e Carnaxide, abrangendo 40 crianças e jovens em cada território.

Projeto UP - Pequenos Gigantes​

​Encontra-se a decorrer o Projeto UP- Pequenos Gigantes, promovido pela APSEC- Associação para a Promoção da Saúde, Educação e Cultura, implementado a pensar nos mais jovens, focalizando-se na promoção do sucesso escolar das crianças e jovens residentes nos territórios de intervenção do Contrato Local de Segurança de Oeiras, nomeadamente Bairro dos Navegadores e Empreendimentos de Habitação Municipal de Carnaxide. 

​O Projeto UP- Pequenos Gigantes acredita que ajudar as crianças e jovens nas suas aprendizagens é também muni-los de saberes, competências, atitudes e comportamentos que serão necessários à sua vida em sociedade. Visa essencialmente orientar o estudo dos alunos de acordo com as suas necessidades, tendo em vista a promoção da aprendizagem e resultados escolares, estimulando a autonomia e motivação dos mesmos. Nesse espírito, a APSEC- Associação para a Promoção da Saúde, Educação e Cultura, inclui neste projeto, unidades de aprendizagem complementares, para que os jovens possam também desenvolver a sua consciência social, cívica e monetária, sob a matriz, Bons estudantes, Bons aprendizes e Bons cidadãos são também feitos de capacidade de decidir. 

O Projeto UP- Pequenos Gigantes, visa abranger um total de 70 crianças e jovens, 35 em cada em cada território.


​​

 ​


 

 

Você está em
Contrato Local de SegurançaBairros de Carnaxide - Outurela
Bairros de Carnaxide - Outurela