O Banco Local de Voluntariado contempla, entre outros objetivos:
- a promoção do encontro entre a oferta e a procura de voluntariado, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de voluntariado no concelho;
- a sensibilização dos cidadãos e das entidades para a atividade de voluntariado;
- a acriação de condições para a formação de voluntários e de entidades na área do voluntariado;
- o desenvolvimento e a implementação de projetos de voluntariado para o concelho nas diversas áreas de atuação;
- contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre o voluntariado e divulgação de projetos e oportunidades de voluntariado nacionais e internacionais.
O Banco Local de Voluntariado assegura, assim, a mediação entre interessados em fazer trabalho de voluntariado e entidades com necessidades e possibilidade para enquadrar voluntários em projetos e atividades socialmente úteis, de acordo com os seus interesses, capacidades e disponibilidade.
Como aderir?
- Enquanto voluntário: após o preenchimento e envio para a Divisão de Ação Social, Saúde e Juventude da ficha de inscrição para voluntários, os candidatos serão contactados para comparecerem numa entrevista com vista à elaboração do seu perfil que, confrontado com os pedidos remetidos pelas entidades/instituições de acolhimento, permitirá devido encaminhamento.
- Enquanto organização promotora: mediante o preenchimento de ficha de inscrição para entidades e sua entrega na Divisão de Ação Social, Saúde e Juventude.