Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 08/07/2020 às 11:51

Município de Oeiras financia com mais 5 mil euros os postos de enfermagem de Barcarena e Caxias

​​​
A Câmara Municipal de Oeiras atribuiu uma comparticipação financeira, no valor total de 5.000,00€, para apoiar o funcionamento dos Postos de Enfermagem da Junta de Freguesia de Barcarena e da União das Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (Delegação de Caxias).

Recorde-se que estes postos de enfermagem foram criados de modo a dar uma resposta de proximidade na área da saúde à população, nomeadamente à mais idosa, com mais dificuldades na deslocação e à que reside em localidades mais distantes das unidades de saúde do Serviço Nacional de saúde (SNS). Nestes equipamentos são prestados serviços de saúde primários, tais como avaliações (medição da tensão arterial, glicémia, colesterol, Índice de Massa Corporal), administração de injetáveis e tratamentos diversos, sem custos ou a preços reduzidos.

A manutenção do funcionamento destes postos comporta custos anuais que se devem, sobretudo, a honorários com recursos humanos (estão afetos a cada autarquia dois enfermeiros), à aquisição de materiais e aos serviços de recolha de resíduos. O défice desse funcionamento é suportado pelas receitas normais das Juntas de Freguesia.

Os três postos de enfermagem da responsabilidade da Junta de Freguesia de Barcarena realizaram, em 2019, de forma totalmente gratuita, 2.226 atendimentos, distribuídos da seguinte forma: Leceia – 1.069 assistências; Queluz de Baixo – 1.025 assistências; Barcarena – 132 assistências.

O Posto de Enfermagem da União das Freguesias de Oeiras e S. Julião, Paço de Arcos e Caxias, localizado na Delegação de Caxias, realizou, no ano transato, 525 atendimentos.

notícia
Publicado 28/10/2020 às 08:00
Campanha de Sensibilização | Dejetos Caninos
No âmbito da estratégia de comunicação Oeiras Pelos Animais o Município de Oeiras lança a campanha de sensibilização de dejetos caninos “O cocó do seu cão aos olhos de uma criança”.
Publicado 23/10/2020 às 16:41
O Município financia vacinas disponíveis nas farmácias do concelho.
A vacinação da Gripe é gratuita, fruto da celebração do Protocolo de Parceria no âmbito do Programa 'Vacinação SNS Local'.
Publicado 23/10/2020 às 17:00
Ocean Medical instala Centro de Formação em Emergência no Taguspark
Oeiras é a nova casa do maior International Training Center da American Heart Association na Europa. A inauguração do Centro de Formação em Emergência da Ocean Medical, realizou-se no dia 23 de outubro, no Taguspark (Edifício Qualidade C1).
Publicado 20/10/2020 às 16:37
Oeiras financia e promove vacinação contra a gripe
Os cidadãos com 65 anos ou mais e pertencentes a grupos vulneráveis vão poder vacinar-se nas farmácias do concelho.
Publicado 14/10/2020 às 14:45
Vai começar a construção da nova sede dos escuteiros de barcarena
Bênção do 1º barrote do agrupamento 1278 de Barcarena, no dia 17 de outubro, às 11H30, localizada na Quinta da Politeira, em Barcarena.
Município de Oeiras financia com mais 5 mil euros os postos de enfermagem de Barcarena e Caxias