Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 08/07/2020 às 11:51

Município de Oeiras financia com mais 5 mil euros os postos de enfermagem de Barcarena e Caxias

​​​
A Câmara Municipal de Oeiras atribuiu uma comparticipação financeira, no valor total de 5.000,00€, para apoiar o funcionamento dos Postos de Enfermagem da Junta de Freguesia de Barcarena e da União das Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (Delegação de Caxias).

Recorde-se que estes postos de enfermagem foram criados de modo a dar uma resposta de proximidade na área da saúde à população, nomeadamente à mais idosa, com mais dificuldades na deslocação e à que reside em localidades mais distantes das unidades de saúde do Serviço Nacional de saúde (SNS). Nestes equipamentos são prestados serviços de saúde primários, tais como avaliações (medição da tensão arterial, glicémia, colesterol, Índice de Massa Corporal), administração de injetáveis e tratamentos diversos, sem custos ou a preços reduzidos.

A manutenção do funcionamento destes postos comporta custos anuais que se devem, sobretudo, a honorários com recursos humanos (estão afetos a cada autarquia dois enfermeiros), à aquisição de materiais e aos serviços de recolha de resíduos. O défice desse funcionamento é suportado pelas receitas normais das Juntas de Freguesia.

Os três postos de enfermagem da responsabilidade da Junta de Freguesia de Barcarena realizaram, em 2019, de forma totalmente gratuita, 2.226 atendimentos, distribuídos da seguinte forma: Leceia – 1.069 assistências; Queluz de Baixo – 1.025 assistências; Barcarena – 132 assistências.

O Posto de Enfermagem da União das Freguesias de Oeiras e S. Julião, Paço de Arcos e Caxias, localizado na Delegação de Caxias, realizou, no ano transato, 525 atendimentos.

notícia
Publicado 27/11/2020 às 15:05
Oeiras assinala o Dia Mundial de Luta Contra a Sida
O Município de Oeiras, à semelhança do ano anterior irá associar-se à Direção Geral de Saúde, na Comemoração do Dia Mundial da Sida – Dia 1 de dezembro, iluminando o Edifício dos Paços do Concelho de cor vermelha.
Publicado 27/11/2020 às 11:50
Comunicado | Atualização das Medidas Relativas à Pandemia da Doença COVID 19
O acompanhamento permanente do impacto da Pandemia nas vertentes profissional e pessoal, quer dos Munícipes quer dos trabalhadores do Município, tem merecido por parte do executivo uma atenta e minuciosa atenção ao longo dos últimos meses.
  • 27, 28 e 29 de novembro
  • Diversos
  • Festival Integral: Saúde em tempos de Mudança | 1.ª Edição
    O Evento centra a sua abordagem nas áreas relacional, emocional, mental e alimentar diretamente ligadas à Saúde, convidando a uma reflexão sobre diferentes abordagens relativamente às mesmas.
    15€
    Publicado 13/11/2020 às 18:24
    Presidente da Câmara de Oeiras inaugura novas instalações da área dedicada a resposta covid em Algés
    Esta ADR funcionará das 08.00 às 20.00, todos os dias da semana, com duas equipas em simultâneo, com capacidade de observação até 80 doentes/dia.
    Publicado 10/11/2020 às 14:10
    Município de Oeiras disponibiliza linhas de apoio e emergência | Covid-19
    Perante a atual situação que todos vivemos, ajudar os outros, nomeadamente aqueles que mais precisam é uma preocupação diária, por isso, o Município de Oeiras tem disponíveis linhas telefónicas de apoio aos mais frágeis.
    Município de Oeiras financia com mais 5 mil euros os postos de enfermagem de Barcarena e Caxias