Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 21/07/2020 às 17:52

Oeiras recebe projeto pioneiro digital de Saúde Pública

A partir de dia 22 de julho, os utilizadores da praia de Santo Amaro de Oeiras vão ser os primeiros a usufruir de um novo projeto inovador de Saúde Pública. 

 
À entrada da praia estará colocado um dispositivo, em forma de prancha de surf com 3,70 metros de altura e visível a grandes distâncias, que fornece informação sobre a incidência solar UV-B em tempo real, o horário das marés, a qualidade ambiental na praia (água, areal e ar) e os índices de risco de calor e de incêndio. Este placard estático de informação pública também disponibiliza Wi-fi radial e é um canal reservado a alarmes associados a emergências meteorológicas, geológicas e de proteção civil (ex: alarme de tsunamis, de eventos climatéricos extremos ou de outras emergências de origem terrorista, rodoviária ou aeronáutica, em que seja necessário o controlo de multidões, entre outros).

 
Oeiras é, assim, o concelho pioneiro a receber o Projeto Solar Keeper by Solar Sense que, desenvolvido por portugueses, foi definido pela Groundlight, para a escala Europeia como um Projeto de Saúde Pública, na adaptação aos efeitos das alterações climáticas, com a luz solar como componente crítica do Clima.

 
Para todas as componentes tecnológicas e no âmbito de uma Parceria em definição com a Altice Portugal, o projeto Solar Keeper by Solar Sense conta com a excelência da investigação, desenvolvimento e inovação da Altice Labs.
A receção em Oeiras deste projeto insere-se no âmbito das políticas municipais de recurso às novas tecnologias como é também exemplo o facto de ser o único concelho do país a disponibilizar em todas as praias um sistema de semáforos (torniquetes virtuais) de contagem da capacidade de carga de cada areal, ligado à App Info Praia, medida implementada no âmbito das medidas de prevenção da pandemia.

 

 
notícia
Publicado ontem às 16:37
Vacina contra a gripe gratuita nas farmácias para munícipes com mais de 65 anos
A vacinação contra a gripe para os cidadãos com 65+ já está a decorrer nos centros de saúde. em Oeiras. Consulte as farmácias aderentes.
  • Dias 7, 8, 9 e 10 de outubro
  • Diversos
  • Dia Mundial da Saúde Mental
    O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro. Nesse sentido, Oeiras comemora a ocasião com um conjunto de iniciativas nos dias 7, 8, 9 e 10 de Outubro.
    Gratuito com inscrição obrigatória
    Publicado 01/10/2020 às 14:48
    Informação aos Munícipes | Campanha de vacinação da Gripe em Oeiras
    o Município de Oeiras em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Ocidental e Oeiras, informação importante sobre a vacinação da gripe.
    Publicado 22/09/2020 às 12:02
    Município de Oeiras mantém todos os apoios sociais no combate à Covid-19
    O Município de Oeiras vai continuar a garantir especial suporte às entidades e munícipes que, por força dos efeitos económicos e sociais, resultantes do atual contexto pandémico, veem comprometida a sua estabilidade e sustentabilidade.
    Publicado 21/09/2020 às 14:45
    Atualização de medidas
    Despacho 105/2020 com atualização das medidas tomadas em função da mitigação da pandemia pela doença COVID-19.
    Oeiras recebe projeto pioneiro digital de Saúde Pública