Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 08/07/2020 às 11:51

Município de Oeiras financia com mais 5 mil euros os postos de enfermagem de Barcarena e Caxias

​​​
A Câmara Municipal de Oeiras atribuiu uma comparticipação financeira, no valor total de 5.000,00€, para apoiar o funcionamento dos Postos de Enfermagem da Junta de Freguesia de Barcarena e da União das Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (Delegação de Caxias).

Recorde-se que estes postos de enfermagem foram criados de modo a dar uma resposta de proximidade na área da saúde à população, nomeadamente à mais idosa, com mais dificuldades na deslocação e à que reside em localidades mais distantes das unidades de saúde do Serviço Nacional de saúde (SNS). Nestes equipamentos são prestados serviços de saúde primários, tais como avaliações (medição da tensão arterial, glicémia, colesterol, Índice de Massa Corporal), administração de injetáveis e tratamentos diversos, sem custos ou a preços reduzidos.

A manutenção do funcionamento destes postos comporta custos anuais que se devem, sobretudo, a honorários com recursos humanos (estão afetos a cada autarquia dois enfermeiros), à aquisição de materiais e aos serviços de recolha de resíduos. O défice desse funcionamento é suportado pelas receitas normais das Juntas de Freguesia.

Os três postos de enfermagem da responsabilidade da Junta de Freguesia de Barcarena realizaram, em 2019, de forma totalmente gratuita, 2.226 atendimentos, distribuídos da seguinte forma: Leceia – 1.069 assistências; Queluz de Baixo – 1.025 assistências; Barcarena – 132 assistências.

O Posto de Enfermagem da União das Freguesias de Oeiras e S. Julião, Paço de Arcos e Caxias, localizado na Delegação de Caxias, realizou, no ano transato, 525 atendimentos.

notícia
Publicado 15/09/2020 às 22:13
Município de Oeiras atualiza medidas de prevenção e combate à COVID-19
O Município de Oeiras continua atento à evolução pandémica e à adoção das medidas necessárias, em linha com as recomendações das autoridades de saúde locais e nacionais.
Publicado 07/09/2020 às 16:48
Lares de idosos de Oeiras com presença médica semanal
O Município de Oeiras já atribuiu às Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas cerca de 517.000,00 €, destinados a apoios sociais de saúde e de prémios aos cuidadores de cada equipamento.
Publicado 04/08/2020 às 11:28
Visita de trabalho à União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
​​​​O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, realizou uma visita de trabalho à União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias na passada 6.ª feira, 31 de julho.
Publicado 28/07/2020 às 11:29
Visita de trabalho à União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
Estas visitas de trabalho têm por objetivo dar continuidade a uma política de proximidade.
Publicado 27/07/2020 às 16:39
Projeto inovador de saúde pública na Praia de Santo Amaro e da Torre em Oeiras
Este dispositivo disponibiliza aos utentes destas praias um conjunto de informações muito úteis: incidência solar UV-B em tempo real, horário das marés, a qualidade ambiental na praia e os índices de risco de calor e de incêndio.
Município de Oeiras financia com mais 5 mil euros os postos de enfermagem de Barcarena e Caxias