Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 05/08/2020 às 18:36

Câmara de Oeiras aprovou protocolo de colaboração intermunicipal Oeiras, Lisboa, Loures, Carris e Metropolitano

​​​


 
A Câmara Municipal de Oeiras aprovou hoje, por unanimidade, a celebração de protocolo de Cooperação entre os municípios de Oeiras, Lisboa e Loures, a Carris e o Metropolitano de Lisboa, nos termos de uma minuta consensualizada entre as partes. 

 
O objetivo deste acordo é avançar com a extensão da linha sobre a via de meia encosta, um grande eixo viário há muito estudado para a Área metropolitana de Lisboa (AML) mas que nunca avançou, o que tem contribuído para a ineficiência na rede de transportes públicos no seu raio de influência.

 
Ora, a celebração deste protocolo viabilizará assegurar uma ligação mais rápida entre as zonas ribeirinhas dos três municípios e as principais interfaces em Lisboa, melhorando a conetividade dos seus territórios. Isto proporcionará uma maior e melhor resposta ao desafio de fidelizar e conquistar novos utilizadores de transportes públicos, contribuindo para a alteração do modo e hábitos de mobilidade, o que proporcionará mais qualidade de vida e saúde à população.

 
Com a extensão da referida linha, com a designação “LIOS – Linha Intermodal Sustentável”, que abrange os territórios de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada – Dafundo, será possível fazer os devidos rebatimentos entre a nova linha e as linhas rápidas ribeirinhas, de elétrico, de metropolitano e de comboio, aumentando esta potencialidade com a articulação do serviço ferroviário, bem como a expensão da Rede de Metropolitano de Lisboa.

 
Através da celebração deste Protocolo, todos os intervenientes assumem o compromisso mútuo de, concertadamente, desenvolverem todos os esforços necessários ao planeamento e coordenação do projeto.

 
Após a assinatura, competirá ao Metropolitano de Lisboa desenvolver, no prazo de 14 meses, os estudos prévios, a avaliação da viabilidade e a conceção do projeto, atendendo que esta entidade já desenvolveu estudos da mesma natureza no contexto do plano de expansão em curso da rede de metropolitano e à complementaridade destes trabalhos.

 
Os estudos prévios acima referidos têm um custo total de 3.381.550,00€, que será suportado pelos três Municípios e pelo Metropolitano de Lisboa, sendo que à Câmara Municipal de Oeiras caberá suportar o investimento de 503 481,00€, a pagar ao Metropolitano de Lisboa.

 
A par destes estudos, na Reunião de hoje, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, informou que também a linha do SATUO  -  Sistema Automático de Transporte Urbano de Oeiras Paço de Arcos, Lagoas Park, Taguspark, Cacém é uma prioridade, estando em curso a realização de uma auditoria à atual infraestrutura, entre a estação de Paço de Arcos e o Oeiras Parque.

notícia
Publicado 09/11/2020 às 14:14
Requalificação de passeios em Porto Salvo
Beneficiação dos passeios na Rua Firmino Rebelo, Rua Conde Rio Maior e Avenida das Descobertas, de modo a melhorar as condições da circulação pedonal.
Publicado 04/11/2020 às 09:51
COMBUS | Transporte Urbano de Oeiras
Dando seguimento à estratégia definida pelo atual executivo de garantir melhores condições de mobilidade e aposta no serviço de transportes do concelho os munícipes do concelho têm à sua disposição o COMBUS.
Publicado 30/10/2020 às 17:55
Inauguradas passagens superiores que ligam todo o Parque dos Poetas
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, inaugurou esta manhã as duas passagens superiores que ligam as três fases do Parque dos Poetas.
Publicado 30/10/2020 às 16:27
​ Combus chegou a Carnaxide e Queijas
O arranque deste percurso dá seguimento ao objetivo de, tal como anunciado no início deste mandato, o COMBUS chegar a todas as freguesias do concelho até ao final do ano.
Publicado 27/10/2020 às 17:13
Repavimentação de arruamentos no Bairro Francisco Sá Carneiro em Caxias
Obras de repavimentação dos arruamentos do Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro em Caxias, nomeadamente R. Artur Ribeiro, R. Tomás de Lima, R. Maria Albertina, R. Belo Marques e R. Augusto Hilário.
Câmara de Oeiras aprovou protocolo de colaboração intermunicipal Oeiras, Lisboa, Loures, Carris e Metropolitano