Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 05/08/2020 às 18:36

Câmara de Oeiras aprovou protocolo de colaboração intermunicipal Oeiras, Lisboa, Loures, Carris e Metropolitano

​​​


 
A Câmara Municipal de Oeiras aprovou hoje, por unanimidade, a celebração de protocolo de Cooperação entre os municípios de Oeiras, Lisboa e Loures, a Carris e o Metropolitano de Lisboa, nos termos de uma minuta consensualizada entre as partes. 

 
O objetivo deste acordo é avançar com a extensão da linha sobre a via de meia encosta, um grande eixo viário há muito estudado para a Área metropolitana de Lisboa (AML) mas que nunca avançou, o que tem contribuído para a ineficiência na rede de transportes públicos no seu raio de influência.

 
Ora, a celebração deste protocolo viabilizará assegurar uma ligação mais rápida entre as zonas ribeirinhas dos três municípios e as principais interfaces em Lisboa, melhorando a conetividade dos seus territórios. Isto proporcionará uma maior e melhor resposta ao desafio de fidelizar e conquistar novos utilizadores de transportes públicos, contribuindo para a alteração do modo e hábitos de mobilidade, o que proporcionará mais qualidade de vida e saúde à população.

 
Com a extensão da referida linha, com a designação “LIOS – Linha Intermodal Sustentável”, que abrange os territórios de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada – Dafundo, será possível fazer os devidos rebatimentos entre a nova linha e as linhas rápidas ribeirinhas, de elétrico, de metropolitano e de comboio, aumentando esta potencialidade com a articulação do serviço ferroviário, bem como a expensão da Rede de Metropolitano de Lisboa.

 
Através da celebração deste Protocolo, todos os intervenientes assumem o compromisso mútuo de, concertadamente, desenvolverem todos os esforços necessários ao planeamento e coordenação do projeto.

 
Após a assinatura, competirá ao Metropolitano de Lisboa desenvolver, no prazo de 14 meses, os estudos prévios, a avaliação da viabilidade e a conceção do projeto, atendendo que esta entidade já desenvolveu estudos da mesma natureza no contexto do plano de expansão em curso da rede de metropolitano e à complementaridade destes trabalhos.

 
Os estudos prévios acima referidos têm um custo total de 3.381.550,00€, que será suportado pelos três Municípios e pelo Metropolitano de Lisboa, sendo que à Câmara Municipal de Oeiras caberá suportar o investimento de 503 481,00€, a pagar ao Metropolitano de Lisboa.

 
A par destes estudos, na Reunião de hoje, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, informou que também a linha do SATUO  -  Sistema Automático de Transporte Urbano de Oeiras Paço de Arcos, Lagoas Park, Taguspark, Cacém é uma prioridade, estando em curso a realização de uma auditoria à atual infraestrutura, entre a estação de Paço de Arcos e o Oeiras Parque.

notícia
Publicado 17/09/2020 às 16:46
Pavimentação em Queluz de Baixo
O Município de Oeiras vai proceder à realização de trabalhos e pavimentação nas Ruas Vasco Coutinho, Ivone Silva, D. João II e Jorge Mineiro, em Queluz de Baixo, a partir do dia 23 de setembro.
Publicado 12/09/2020 às 09:36
Viaduto da CRIL em Algés ganha iluminação
Este investimento visa valorizar e enaltecer uma das entradas do concelho e contribui para o embelezamento paisagístico e afirmação do prestígio do território.
Publicado 03/09/2020 às 12:47
COMBUS | Circuitos de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias
O COMBUS, transporte gratuito disponibilizado pelo Município de Oeiras, foi alargado, à União de freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias.
Publicado 31/08/2020 às 15:35
Construção do parque de estacionamento da Quinta da Nora
O Município de Oeiras vai iniciar a empreitada de Construção do parque de estacionamento da Quinta da Nora em Carnaxide.
Publicado 24/08/2020 às 09:29
Município de Oeiras inicia obras de substituição de pavimento no Bairro do Pombal
O Município de Oeiras dá inicio esta semana à substituição do pavimento do Largo Francisco Lucas Pires no Bairro do Pombal em Oeiras.
Câmara de Oeiras aprovou protocolo de colaboração intermunicipal Oeiras, Lisboa, Loures, Carris e Metropolitano