Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 24/06/2020 às 15:21

Equipas eleitas no Programa 'Jovem Mais Ativo' tomam posse

​​​​

As três equipas eleitas no âmbito do projeto 'Tu Participas, Tu Decides – Jovem Mais Ativo' tomaram posse na passada segunda-feira, dia 22 de junho no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.

A cerimónia, transmitida online e em direto na página de Facebook do Município, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e com os Presidentes das Uniões de Freguesia com equipas eleitas, Sra. Presidente Madalena Castro, Sr. Presidente Rui Teixeira e Sr. Presidente Inigo Pereira.

Os projetos vencedores do programa 'Tu participas, tu decides – Jovem mais ativo' foram:

- 'Organicistas' União de Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias

- 'Alta Pressão' União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz-Quebrada e Dafundo

- 'Voz dos Jovens' União de Freguesias de Carnaxide e Queijas

Os 13 jovens que compõem as três equipas vão, durante um ano de mandato, contribuir para uma participação ativa na sua comunidade, em conjunto com as estruturas locais.


'Tu Participas, Tu Decides – Jovem Mais Ativo' é um programa de educação para a cidadania e participação cívica que pretende ir ao encontro de dinâmicas de participação dos jovens no meio que os rodeia, interligando saberes de várias áreas.

A cidadania e participação ativa dos jovens é um dos princípios orientadores da linha estratégica do Município de Oeiras na área da Juventude.

Com as diversas formas que os jovens de hoje têm de se expressar, apresentar e concretizar as suas ideias, o Município acredita que os jovens podem ser o motor para o início da mudança e fazer a diferença.

No entanto, e porque vivemos numa democracia, importa consciencializar os jovens para os mecanismos que existem de participação cívica, elucidando-os dos diferentes níveis de participação que um cidadão pode ter e mostrar-lhes as diferentes formas de governação. Além disso, o Município pretende proporcionar iniciativas que possibilitem a passagem por um processo de concretização de ações propostas nas suas freguesias de residência, conjugando assim o pensamento e a ação.

O Presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais, encerrou a sessão de tomada de posse, reforçando a importância destes projetos para a participação dos jovens, onde terão a possibilidade de poderem ouvir a comunidade e encontrar soluções criativas e inovadoras para as necessidades existentes e entendendo os diferentes níveis de competências de cada órgão existente (estado, autarquia e freguesias).


 

CMO-8389.jpgCMO-8420.jpgCMO-8412.jpgCMO-8428.jpg 


 

notícia
Publicado 07/08/2020 às 16:11
Oeiras assinala o Dia Internacional da Juventude
Este ano, Oeiras associa-se às diversas atividades incidem sobre o tema 'Compromisso dos Jovens para a Ação Global'. com entradas gratuitas na Piscina Oceânica a 75 jovens entre os 16 e os 25 anos.
Publicado 30/07/2020 às 16:45
Município de Oeiras atribui subsídio a agrupamentos de escolas para realização de campos de férias
Sob rígidas medidas de segurança devido à pandemia, o Município de Oeiras manteve a realização do “Mexe-te nas férias” neste verão. Um programa de atividades para ocupação dos tempos livres nas férias escolares.
Publicado 27/05/2020 às 15:20
O Mexe-te nas Férias de Verão está mesmo a chegar
O Programa Mexe-te nas Férias de Verão está prestes a abrir inscrições. As pré-senhas que darão acesso à inscrição serão disponibilizadas dia 3 de junho pelas 14h.
Publicado 26/05/2020 às 11:35
Mexe-te nas Férias de Verão 2020
O programa Mexe-te nas Férias do Verão 2020 está quase a começar. No próximo dia 3 de junho pelas 14h vão ser disponibilizadas as pré-senhas de acesso.
Equipas eleitas no Programa 'Jovem Mais Ativo' tomam posse