Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 04/03/2020 às 17:10

Oeiras oferece casa a professores

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, inaugurou no dia 4 de março, a primeira Casa Temporária para Professores, num plano municipal que pretende dar resposta aos docentes deslocados para escolas do concelho.

“Queremos ter os melhores alunos do país e para isso precisamos também de dar condições aos professores para que se sintam motivados, por isso estamos a desenvolver este plano de apoio”, disse o Presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais.


As três professoras que hoje conheceram a sua nova casa, na Figueirinha, em Oeiras, ficaram “encantadas” com as condições.

“É uma grande ajuda para nós porque o alojamento nesta zona é muito dispendioso e os nossos salários são baixos”, disse uma das professoras, vinda da Trofa, colocada no Agrupamento Escolas São Julião da Barra.

“Eu só aceitei a colocação em Oeiras porque soube deste apoio do Município, senão não tinha vindo. Estou muito contente porque a casa é agradável, luminosa e acolhedora”, acrescentou outra professora vinda de Campo Maior e a lecionar na Escola Noronha Feio.

A renda mensal definida é de 150 euros pela utilização do espaço, correspondente ao valor repartido dos custos de funcionamento estimados da habitação (gás, energia elétrica, água, internet, Tv, outros).


Estão previstas duas novas residências, uma em Linda-a-Pastora e outra que está a ser projetada para a Fábrica da Pólvora, em Barcarena, que deverá estar concluída dentro de dois anos e meio e que terá uma quota de 40 quartos destinados a professores deslocados.

Atento à problemática da colocação de professores, muitas vezes longe da sua área de residência e que enfrentam preços de arrendamento privado demasiado altos para os seus rendimentos, o Município de Oeiras está a desenvolver um plano de apoio no alojamento dos docentes, bem como de outros profissionais que enfrentem as mesmas dificuldades, como é o caso dos polícias e médicos.

No Município de Oeiras há, em média, aproximadamente 100 docentes deslocados anualmente, provenientes maioritariamente do Norte do país, existindo poucas alternativas de alojamento, o que faz subir o valor das casas e/ou quartos.

Este Novo Ciclo de Desenvolvimento continua firmemente apostado na criação de todas as condições necessárias para que todos os alunos do concelho possam ter desempenhos de excelência.

 

casaferrodeengomar.jpgentrega de casa a professores.jpg 

 

 

notícia
Publicado 27/11/2020 às 12:20
Oeiras reduz taxa de IMI
​A decisão Executivo Municipal sobre a redução da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios urbanos, fixando-a nos 0,30%, para o ano de 2020 a liquidar em 2021 foi aprovada em Assembleia Municipal de Oeiras.
Publicado 26/11/2020 às 10:48
Presidente em debate sobre Regionalização e Descentralização na área da educação
A convite do JN e da Câmara Municipal de Setúbal, o presidente da Câmara de Oeiras foi no dia 25 de novembro orador numa conferência sobre "que regionalização queremos?".
Publicado 20/11/2020 às 19:02
Oeiras abdica de 10 milhões de euros em prol das famílias e reduz taxa do IMI para o mínimo aplicável
O Município de Oeiras aprovou esta semana a proposta para a redução da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios urbanos, fixando-a nos 0,30%, para o ano de 2020 a liquidar em 2021.
Publicado 05/11/2020 às 11:55
Presidente da Câmara de Oeiras inicia visitas a escolas intervencionadas em 2020
Em Oeiras a educação não para. O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, vai dar início a um ciclo de visitas a várias escolas do concelho que foram intervencionadas ao longo deste ano.
Publicado 16/10/2020 às 16:16
Escola Náutica celebra 96º Aniversário
A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) celebrou o 96º aniversário numa cerimónia que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.
Oeiras oferece casa a professores