Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional
agenda contactos
page background image
Publicado 06/02/2021 às 19:42

Câmara de Oeiras entregou equipamento tecnológico a escolas do concelho no arranque oficial do ensino online

 1366 tablets, 1200 routers, 14 computadores portáteis e 18 webcams serão distribuídas pelos agrupamentos escolares de Oeiras a 8 de fevereiro


 

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, esteve na Escola Luís Freitas Branco, em Paço de Arcos, no dia 8 de fevereiro, para entregar equipamento tecnológico, no dia em que se assinalou o arranque oficial do ensino online nas escolas do país.

Nesta escola, especificamente, serão entregues um total de 525 tablets para alunos e professores e 350 licenças CISCO WeBex.
Dos 520 tablets para alunos, 270 serão entregues aos alunos dos escalões A e B que ainda não receberam os equipamentos “Escola Digital”, do Ministério da Educação.

Desde a primeira hora que Oeiras se preparou para responder a todas as necessidades identificadas pelos Agrupamentos de Escolas/ Escola Não Agrupada (AE/ENA), a fim de não faltarem equipamentos tecnológicos para professores e alunos vulneráveis.

Desde o início da pandemia que o Município garantiu uma resposta, de maneira a que nenhum aluno ficasse para trás, por dificuldades de acesso a equipamentos ou a rede de internet.



O Departamento de Educação articulou com os diretores dos AE/ENA o levantamento das necessidades, por forma a dar resposta a todos os que vierem a necessitar.

Nesta fase, o investimento municipal foi de 660 mil euros e os apoios dados agora (com entrega dia 8 de fevereiro às escolas) são:

  •  Entrega de 1366 tablets, 14 computadores portáteis e 18 webcams, a alunos e professores mais vulneráveis, garantindo-se que todos terão equipamentos para as aulas a distância;
  • Entrega de 1200 equipamentos de acesso à internet (routers e wifi), para professores e alunos sem acesso à mesma, permitindo, assim, que todos possam participar num sistema de aulas síncronas;
  • Reativação de uma linha e um endereço eletrónico suporte para professores, alunos e pais (Número da Linha de Suporte 800 220 225/ endereço de email: oeiraseduca-suporte@telecom.pt)
  • Contratação de uma equipa de técnicos especializados para apoio direto à configuração e manutenção dos equipamentos tecnológicos cedidos pelo MO e pelo ME, no âmbito do programa “Escola Digital”;
  • Disponibilização de 2300 licenças da plataforma CISCO WeBEX, aos cerca de 2000 professores do concelho e aos cerca de 230 professores/técnicos das Atividades de Enriquecimento Curricular, oferecendo todas as garantias e requisitos que consideramos fundamentais para o ensino a distância: Segurança, Privacidade (dos dados pessoais dos alunos), Universalidade, Usabilidade e Estabilidade.

Assista ao filme da entega de material tecnológico no arranque oficial do ensino online..

 


  • Entre abril e junho
  • Consulte a calendarização dos jogos
  • Jogos de Oeiras
    Os Jogos de Oeiras são para todas as idades e as inscrições são gratuitas.
    Gratuito
    Publicado 14/04/2021 às 16:20
    Município de Oeiras reforça Apoio a Instituições para disponibilizarem mais refeições
    Publicado 08/04/2021 às 10:45
    Oeiras aprova reforço de verbas, no montante de 310.000,00€, a entidades parceiras do Fundo de Emergência Social
    Para garantir que as entidades sociais locais parceiras no Fundo de Emergência Social (FES) tenham disponibilidade financeira para dar resposta às situações de maior vulnerabilidade social, que se têm agravado no atual contexto epidemiológico.
    Publicado 31/03/2021 às 16:13
    EEA Grants 2014-2021 | Programa Crescimento Azul
    Até às 12h00 de Portugal Continental do dia 31 de maio estão a decorrer as candidaturas para o apoio que se enquadra no Programa Crescimento Azul.
    Publicado 26/03/2021 às 17:43
    Comunicado | Vacinação Covid-19 para Profissionais da Educação
    Durante o fim-de-semana de 27 e 28 de março, 1.500 profissionais do pré-escolar, docentes e não docentes, vão ser vacinados no Centro de Vacinação de Oeiras, no Pavilhão Carlos Queiroz, em Carnaxide.
    Câmara de Oeiras entregou equipamento tecnológico a escolas do concelho no arranque oficial do ensino online