Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
oeiras educa
Publicado 21/02/2019 às 12:28

Programa Oeiras Educa

Município investe na ligação do Ensino ao Território com o objetivo de ter em Oeiras os melhores alunos do país​

 

Programa Oeiras Educa 

O Oeiras Educa é um Programa do Município de Oeiras, desenvolvido no âmbito da política educativa traçada para os próximos quatro anos de interligar as escolas, as famílias e a comunidade.  

O Programa Oeiras Educa vai, assim, ligar em rede toda a oferta educativa não formal do município de Oeiras.

oeiras educa 2a.jpg 

Assente na ambição de ligar o Ensino ao Território, explorando o potencial da oferta educativa existente como complemento ao trabalho que os docentes desenvolvem diariamente nas suas salas de aula, o objetivo é criar mecanismos facilitadores: um Portal online e um serviço de transportes dedicado.

 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, o Oeiras Educa é mais do que uma ferramenta de trabalho para os professores:

 

"O Oeiras Educa é talvez o programa que melhor traduz as características deste Município e da estratégia política deste Executivo, uma vez que alia Tecnologia e investimento na Educação. Já afirmei várias vezes e reitero: queremos ter em Oeiras os melhores alunos do país e, para isso, é importante criar ferramentas tecnológicas inovadoras como esta que facilitam o trabalho daqueles que serão, provavelmente, os maiores responsáveis pelo cumprimento desse objetivo: os professores".

 

 

Portal Online Oeiras Educa

 oeiras educa portal.jpg

O Portal pretende ser um canal de comunicação direto entre os docentes das Escolas Públicas de Oeiras e o Município, sendo apenas necessária a inscrição em www.oeiraseduca.pt.

Este portal inclui um diretório de projetos e atividades educativas de enriquecimento curricular, disponíveis no concelho (teatros, livrarias, parques, bibliotecas, entre outros).

Encontra-se organizado em oito áreas temáticas: Artes Performativas; Artes Visuais; Língua e Literatura; Ciência e Tecnologia; História e Património; Sociedade e Cidadania; Ambiente e Sustentabilidade e Literacia Digital.

Os docentes inscritos no Portal poderão efetuar pesquisa orientada no diretório, segundo a área temática ou nível de ensino, consultar as atividades disponíveis e proceder à sua marcação, inscrevendo o número de alunos e acompanhantes. Além disso, poderá também ser requerido transporte sempre que necessário.

 

Investimento do Município de Oeiras 


A Câmara Municipal de Oeiras assume os custos inerentes à realização das atividades disponibilizadas no Portal e aos transportes reservados para o efeito, de forma a garantir a todos os alunos o acesso às atividades disponíveis.

Para o ano letivo de 2018/2019, o Município tem adjudicada uma bolsa de quilómetros para distribuir por todas as escolas abrangidas pelo Programa.

Em caso de sobrecarga dessa bolsa, a Câmara Municipal optará por distribuir os transportes pelas escolas participantes, em função da sua utilização e de indicadores socioeconómicos relativos às comunidades em que estão inseridas, mantendo o princípio de igualdade de oportunidades.

Após a participação numa atividade, será pedido aos docentes que preencham um pequeno formulário de avaliação considerando as várias dimensões da experiência, desde a qualidade da atividade, ao apoio logístico no transporte, agendamento e condições da sua realização.

A Câmara Municipal de Oeiras terá ao dispor de todos os utilizadores do Portal Oeiras Educa, uma equipa dedicada a resolver questões de logística de transporte e de gestão de atividades.

Esta equipa poderá ser contactada quando necessário, através do endereço eletrónico: oeiras.educa@cm-oeiras.pt

 

 

Assista ao filme da cerimónia de apresentação do programa 'Oeiras Educa'.

 

 

 

notícia
Publicado ontem às 17:41
Inauguração de Equipamentos Sociais e Visita a Jardim de Infância
No total, em todos estes equipamentos, foi feito um investimento municipal que ronda os 200 mil euros.
  • 19 de setembro
  • Às 21h30
  • 'Fala-me Disso' - Concurso de Teatro | ADIADO
    A final realiza-se no dia 19 de setembro no Auditório Municipal Ruy de Carvalho.
    Publicado 16/09/2020 às 16:34
    Município de Oeiras atento no regresso à escola
    Todas as famílias com dificuldades económicas podem solicitar apoio para material escolar no estabelecimento de ensino do aluno. O Município garante ainda apoios para transporte e visitas de estudo aos alunos carenciados, no âmbito da Ação Social Escolar.
    Publicado 11/09/2020 às 17:22
    Município de Oeiras prepara início do ano letivo em segurança
    O Município de Oeiras planeou o ano letivo 2020-2021, para que o retorno presencial das atividades letivas decorra com condições de segurança e conforto para toda a comunidade escolar. Já foram investidos cerca de 2.170.000€ para o início das aulas.
    Publicado 31/08/2020 às 10:42
    Oeiras atribui subsídio de 90 mil euros a alunos para aquisição de material e realização de visitas de estudo
    A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a atribuição de um subsídio de 89.975,00€ às 1.475 crianças do pré-escolar e aos 1.955 alunos carenciados do 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas do concelho.
    Programa Oeiras Educa