Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 20/04/2020 às 11:25

​​Oeiras prepara Assistentes Operacionais de Acção Educativa para o regresso à Escola


 

Atento ao impacto que este período de suspensão de atividade letiva poderá ter no funcionamento das escolas e na gestão dos recursos humanos, o Município de Oeiras está a promover formação online certificada para mais de 200 Assistentes Operacionais de Ação Educativa, com recurso a plataformas de apoio ao ensino e aprendizagem à distância. Trata-se de um projeto inovador com ações concebidas especificamente para estes profissionais, que decorrerá entre abril e junho de 2020.

Esta iniciativa tem como objetivo dar continuidade ao trabalho de valorização e de desenvolvimento socioprofissional destas pessoas, compatibilizando as necessidades de caráter organizativo e de formação com a preparação profissional e pessoal para o regresso às atividades da comunidade escolar, após este longo período de isolamento social.

As ações são desenvolvidas em articulação com as empresas parceiras do Município, HMenezes e Oxigénio e, dando sequência ao plano de formação anual, a DPS e o Centro Qualifica, do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, continuarão a promover online, as ações já previstas no início do ano letivo.

Os temas contemplados são: Bem-Estar Pessoal e Relações Saudáveis em Contexto Escolar; Primeiros Socorros, Atividades do Quotidiano com Crianças e Jovens, Interação e Rotinas Diárias com Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais, Legislação Laboral, Higiene e Segurança no Trabalho e Atendimento/Técnicas de Comunicação. Esta formação oferece a oportunidade de valorizar o seu papel social (pessoal e profissional), enquanto agentes ativos de mudança na comunidade escolar, desenvolvendo uma atitude positiva e confiante nas interações com crianças, jovens e adultos, consubstanciada numa comunicação assertiva, empática e de vigilância ativa promotora da segurança e bem-estar físico e psicológico das crianças e jovens nos espaços de jogos e recreio escolares.

Além do mais estes profissionais ficam preparados para retomar a atividade letiva com normalidade num meio que privilegia a proximidade e os afetos, que não se coaduna com a distância física imposta para garantir a segurança e saúde de todos.

O objetivo é que estas pessoas se sintam aptas, confiantes, seguras e conhecedoras de princípios, procedimentos e boas práticas, para desenvolverem as suas funções com normalidade numa nova realidade social à qual a Humanidade se está a adaptar todos os dias.

notícia
Publicado 07/08/2020 às 15:35
Municípios pedem esclarecimentos ao Ministro da Educação sobre transferência de competências
Desde 2019 que está em curso no país o processo de universalização da transferência de competências no domínio da Educação para as autarquias locais e que é concretizado pelo DL nº 21/2019, de 30 de janeiro.
Publicado 30/07/2020 às 16:45
Município de Oeiras atribui subsídio a agrupamentos de escolas para realização de campos de férias
Sob rígidas medidas de segurança devido à pandemia, o Município de Oeiras manteve a realização do “Mexe-te nas férias” neste verão. Um programa de atividades para ocupação dos tempos livres nas férias escolares.
Publicado 28/07/2020 às 10:58
Alunos beneficiam de apoio da Câmara Municipal de Oeiras para viagens de estudo
Mais de uma centena de alunos da Escola Secundária Quinta do Marquês e Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, beneficiaram de viagens de estudo a Londres e aos Açores, agora financeiramente apoiadas pela Câmara de Oeiras.
Publicado 24/07/2020 às 11:30
Câmara de Oeiras atribui apoio financeiro à Escola Secundária Quinta do Marquês para publicação de brochuras
A Escola Secundária Quinta do Marquês vai publicar duas brochuras, uma sobre os 25 anos da Escola e outra no âmbito do projeto do Clube Ciência Viva da Escola, contando com o apoio financeiro de 3 mil euros dado pela Câmara de Oeiras.
Publicado 30/06/2020 às 15:40
Quatro escolas de Oeiras no top 10 das melhores do distrito de Lisboa
A Escola Secundária de Miraflores, a Escola Secundária Prof. José Augusto Lucas, a Secundária Sebastião e Silva e a Secundária da Quinta do Marquês, partilham o top 10 com outras seis escolas públicas do concelho de Lisboa.
​​Oeiras prepara Assistentes Operacionais de Acção Educativa para o regresso à Escola