Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 20/05/2020 às 14:46

Oeiras investe em terapia assistida por animais

​​​​


O Município de Oeiras aprovou a atribuição de 2.000 euros ao Agrupamento de Escolas de Santa Catarina para implementação do projeto “Ler e Cãopreender” e 11.600 euros à PET B HAVIOR para o desenvolvimento de Terapia Assistida por Animais.
Considerando o investimento do Município na promoção do sucesso escolar e considerando as áreas de especialização que o Agrupamento de Escolas de Santa Catarina (AESC) identificou como prioritárias, a integração da cinoterapia nas escolas deste agrupamento constitui um complemento fundamental no reforço da interdisciplinaridade, com um impacto fortíssimo na promoção do sucesso escolar do 1º CEB.

 
As Terapias Assistidas por Animais (TAA) são um método terapêutico indicado para crianças com atraso de desenvolvimento, com registo de benefícios diversos, nomeadamente ao nível da saúde física, psicológica e emocional. Este método terapêutico ao promover a componente relacional, potencia a capacidade cognitiva e sensorial e facilita os processos de aprendizagem, tais como a leitura, memória, concentração e socialização. 

 
O projeto  “Ler e Cãopreender” incluirá 32 sessões de cinoterapia. As sessões que não puderem ser realizadas no ano letivo 2019/2020, em função das medidas de contingência adotadas no âmbito da resposta à pandemia provocada pelo COVID-19, deverão ser realizadas até ao final do ano civil – dezembro de 2020 – avaliando-se posteriormente a pertinência de continuidade do projeto, até ao final do ano letivo 2020/2021. 

 
A PET B HAVIOR, uma associação sem fins lucrativos, apresentou ao Município uma proposta de implementação da Terapia Assistida por Animais em contexto de Estrutura Residencial para Idosos (“ERPI”), dirigida a pessoas idosas e em contexto de Centro de Atividades Ocupacionais (“CAO”) e a pessoas com Dificuldade Intelectual ou Incapacidade, a realizar no concelho de Oeiras.
Terminada a fase experimental, a Associação PET BEHAVIOR apresentou resultados que se traduziram no feedback positivo das Instituições envolvidas em relação à terapia e seus benefícios efetivos nos utentes que a experienciaram e, por isso, determinou-se a continuidade do projeto e alarga-lo a outras entidades nas áreas da Saúde Mental e Deficiência.
Assim, no total, o apoio à atividade técnica proposta para o ano de 2020 rondará os 11.600 euros.

 
notícia
Publicado hoje às 15:35
Municípios pedem esclarecimentos ao Ministro da Educação sobre transferência de competências
Desde 2019 que está em curso no país o processo de universalização da transferência de competências no domínio da Educação para as autarquias locais e que é concretizado pelo DL nº 21/2019, de 30 de janeiro.
Publicado 30/07/2020 às 16:45
Município de Oeiras atribui subsídio a agrupamentos de escolas para realização de campos de férias
Sob rígidas medidas de segurança devido à pandemia, o Município de Oeiras manteve a realização do “Mexe-te nas férias” neste verão. Um programa de atividades para ocupação dos tempos livres nas férias escolares.
Publicado 28/07/2020 às 10:58
Alunos beneficiam de apoio da Câmara Municipal de Oeiras para viagens de estudo
Mais de uma centena de alunos da Escola Secundária Quinta do Marquês e Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, beneficiaram de viagens de estudo a Londres e aos Açores, agora financeiramente apoiadas pela Câmara de Oeiras.
Publicado 24/07/2020 às 11:30
Câmara de Oeiras atribui apoio financeiro à Escola Secundária Quinta do Marquês para publicação de brochuras
A Escola Secundária Quinta do Marquês vai publicar duas brochuras, uma sobre os 25 anos da Escola e outra no âmbito do projeto do Clube Ciência Viva da Escola, contando com o apoio financeiro de 3 mil euros dado pela Câmara de Oeiras.
Publicado 30/06/2020 às 15:40
Quatro escolas de Oeiras no top 10 das melhores do distrito de Lisboa
A Escola Secundária de Miraflores, a Escola Secundária Prof. José Augusto Lucas, a Secundária Sebastião e Silva e a Secundária da Quinta do Marquês, partilham o top 10 com outras seis escolas públicas do concelho de Lisboa.
Oeiras investe em terapia assistida por animais