Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 21/08/2020 às 11:26

Município de Oeiras assume entendimento com Instituto Superior Técnico para programa de atividades até 2025

​​​​​​


O Município de Oeiras assumiu, numa deliberação aprovada em reunião de Câmara, um entendimento com o Instituto Superior Técnico (IST) para a elaboração de um programa de desenvolvimento do Campus Universitário do Taguspark e a programação das atividades do IST no seu Pólo de Oeiras para o quinquénio 2020-2025.

Esta é uma oportunidade de consolidar a presença territorial de uma das mais prestigiadas e conceituadas escolas de engenharia do mundo que, a par de outras instituições de ensino e de investigação, compõem o ecossistema de referência territorial nas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação e que contribui para alavancar a visão futura de um concelho altamente qualificado e atrativo para universidades e empresas de base científica e tecnológica. 

Atualmente afirma-se, no contexto nacional, como um exemplo positivo de aproximação sustentada entre formação de elevada qualidade, investigação aplicada e ligação permanente ao tecido empresarial, com grande potencial de inovação e internacionalização.

Ora, este é o espírito que norteia a visão do município de Oeiras para transformar este território na capital de Ciência e Inovação e no qual incide a afirmação identitária do território como Oeiras Valley.
Numa visão de futuro pretende-se garantir um potencial de atração continuado, a captação de mais e melhor investimento e valor, novas empresas e mais emprego qualificado que contribua para elevar o valor deste território, a atratividade global da região e o valor percecionado do país.

Neste sentido, é reconhecida a necessidade de intervir em dois domínios:

1) Enquadramento paisagístico e oferta de instalações desportivas e de lazer que melhorem a envolvente e permitam criar uma ideia de verdadeiro campus partilhado por quem estuda, trabalha ou habita, integrando-o na vida local;

2) Melhoria das acessibilidades e acolhimento no campus do IST de forma a assegurar deslocações orgânicas e funcionais, mais amigas do ambiente e condições de residência adequadas e acessíveis, em sintonia com os objetivos do desenvolvimento sustentável.



notícia
Publicado 20/10/2020 às 12:38
Já arrancaram as candidaturas ao Programa de Cooperação Técnica e Científica, para os alunos do ensino superior
Oeiras procura projetos inovadores para desenvolvimento local e lança desafio aos universitários para que contribuam para a criação de um território mais inteligente e sustentável.
Publicado 16/10/2020 às 16:16
Escola Náutica celebra 96º Aniversário
A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) celebrou o 96º aniversário numa cerimónia que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.
Publicado 07/10/2020 às 14:34
Oeiras procura projetos inovadores para desenvolvimento local
Município de Oeiras lança desafio aos alunos do Ensino Superior para que contribuam para a criação de um território mais inteligente e sustentável.
Publicado 25/09/2020 às 16:10
Entendimento entre Município e Técnico marca novo ciclo na ciência e investigação em Oeiras
“Campus Universitário IST-Taguspark” prevê maior oferta em residência universitária, rede de ciclovias e sistema de bicicletas partilhadas, novos equipamentos culturais, desportivos e de lazer e requalificação paisagística envolvente.
Publicado 31/08/2020 às 10:42
Oeiras atribui subsídio de 90 mil euros a alunos para aquisição de material e realização de visitas de estudo
A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a atribuição de um subsídio de 89.975,00€ às 1.475 crianças do pré-escolar e aos 1.955 alunos carenciados do 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas do concelho.
Município de Oeiras assume entendimento com Instituto Superior Técnico para programa de atividades até 2025