Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 11/05/2020 às 15:00

Oeiras promove implementação de projecto digital que se propõe transformar as escolas em Academias de Cidadania

​​

Tendo definido a intervenção na Educação como prioritária, elegendo como meta a melhoria dos resultados escolares por forma a tornar os alunos do concelho os melhores do País, o Município de Oeiras comprometeu-se a apoiar o desenvolvimento de projetos e de iniciativas que, em concertação com as escolas, concorram para o alcance e superação das metas estabelecidas nas orientações curriculares do Ministério da Educação. Neste sentido, foi aprovada a atribuição de um apoio financeiro, no valor total de 33.099,30€, aos sete Agrupamentos de Escolas e uma Escola Não Agrupada que pretendem implementar o Projeto Academia MyPolis. 

Trata-se de um projeto digital que se propõe transformar as escolas em Academias de Cidadania, constituindo-se como uma ferramenta para todas as aulas de Cidadania e Desenvolvimento.Funcionando em parceria com a Spot Games, responsável por gamificar o processo educativo desenvolvendo jogos inovadores para a sala de aula, criaram uma aplicação mobile e web que procura trazer a cidadania para o século XXI, recompensando políticos e cidadãos pela sua participação, tendo como linhas da Direção-Geral da Educação (DGE) a Educação para os Direitos Humanos, Educação Intercultural, Educação para os Media, entre outros.

Tendo-se efetuado uma reunião com os responsáveis do Projeto, com o intuito de definir os moldes da sua implementação, atendendo às prioridades identificadas pelo Município, foi decidido que o mesmo seria direcionado para o 3º Ciclo do Ensino Básico, com incidência no 8º ano, cujo currículo contém, como conteúdo de referência, o tema Cidadania e Desenvolvimento. Assim, neste ano letivo de 2019/20, aderiram à implementação do Projeto Academia MyPolis 39 turmas, do 8º ano, dos diferentes Agrupamentos de Escolas do Município.



​​
notícia
Publicado 16/09/2020 às 16:34
Município de Oeiras atento no regresso à escola
Todas as famílias com dificuldades económicas podem solicitar apoio para material escolar no estabelecimento de ensino do aluno. O Município garante ainda apoios para transporte e visitas de estudo aos alunos carenciados, no âmbito da Ação Social Escolar.
Publicado 11/09/2020 às 17:22
Município de Oeiras prepara início do ano letivo em segurança
O Município de Oeiras planeou o ano letivo 2020-2021, para que o retorno presencial das atividades letivas decorra com condições de segurança e conforto para toda a comunidade escolar. Já foram investidos cerca de 2.170.000€ para o início das aulas.
Publicado 17/08/2020 às 11:20
Mais de 300 mil Euros para Instituições no âmbito da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025
A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a atribuição de um apoio financeiro no âmbito da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025.
Publicado 07/08/2020 às 16:11
Oeiras assinala o Dia Internacional da Juventude
Este ano, Oeiras associa-se às diversas atividades incidem sobre o tema 'Compromisso dos Jovens para a Ação Global'. com entradas gratuitas na Piscina Oceânica a 75 jovens entre os 16 e os 25 anos.
Publicado 07/08/2020 às 15:35
Municípios pedem esclarecimentos ao Ministro da Educação sobre transferência de competências
Desde 2019 que está em curso no país o processo de universalização da transferência de competências no domínio da Educação para as autarquias locais e que é concretizado pelo DL nº 21/2019, de 30 de janeiro.
Oeiras promove implementação de projecto digital que se propõe transformar as escolas em Academias de Cidadania