Publicado 30/09/2019 às 09:45

Município de Oeiras investiu mais de 3 milhões de euros na reabilitação e apetrechamento de escolas, durante o verão

Durante a interrupção letiva, o Município de Oeiras realizou obras de reabilitação em 16 escolas do concelho, tendo investido mais de 3 milhões de euros. Após ter definido como principal prioridade para este mandato a Educação, o atual Executivo prevê investir mais de 10 milhões de euros reabilitação dos jardins de infância e escolas do 1º ciclo.

O forte investimento da autarquia na reabilitação do edificado escolar insere-se numa estratégia global para garantir as melhores condições de educação e ensino nas escolas de Oeiras, com o objetivo de ter neste concelho os melhores alunos do país, ou seja, com percursos de sucesso, sem retenção e com acesso a experiências de aprendizagem diversificadas.

“A Educação é a nossa grande prioridade pois é o maior fator de desenvolvimento social. É através da Educação que podemos criar condições para que as pessoas quebrem o ciclo de pobreza”, explica o Presidente do Município, Isaltino Morais, acrescentando que “para termos em Oeiras os melhores alunos do país e temos de investir em equipamentos escolares e educativos, em ferramentas tecnológicas, na formação dos professores, mas também na motivação de professores e alunos, envolvendo os pais e toda a comunidade”.

No dia 30 de setembro, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, visitou algumas das escolas que foram alvo de intervenções e procedeu à inauguração da escola Narcisa Pereira, em Queijas, que foi integralmente requalificada.

A requalificação desta escola, que alberga 50 crianças no pré-escolar e 175 no 1º ciclo, e que representou um investimento municipal superior a 880 mil euros, teve por objetivo criar condições para possibilitar novas formas de abordagem do curriculum e, desta forma, contribuir para a promoção do sucesso escolar.

A obra contemplou a renovação do edifício e do espaço exterior, garantindo mais conforto, novas áreas de jogo, recreio e desporto, e espaços para desenvolver atividades, como teatro, música e iniciação à experimentação científica e tecnológica.

Todo o edifício tem agora rede wi-fi; as salas de aula do 1º Ciclo, salas de atividades do pré-escolar e a sala de apoio à multideficiência têm quadro interativo; e todas as salas de aula do 1º ciclo serão equipadas com tablets para os alunos.

Outras escolas que foram alvo de intervenções:

EB Conde Ferreira (Oeiras) - 201 alunos
Requalificação do edifício e do exterior, incluindo novos aparelhos lúdicos, pista de corrida e mini polidesportivo.
Investimento: mais de 323 mil euros.

EB Conde de Oeiras (Oeiras) – 760 alunos
Substituição de Coberturas
Investimento: mais de 332 mil euros

EB Sto. António de Tercena (Barcarena) – 154 alunos
Requalificação interior dos dois blocos (A e B) e do campo de jogos
Investimento: superior a 270 mil euros

JI Luísa Ducla Soares (Algés) – 100 alunos
Requalificação do edifício e do exterior
Investimento: mais de 100 mil euros

EB D. Pedro V (Linda-a-Velha)
Reparação do exterior
Investimento: quase 39 mil euros

EB Porto Salvo (Porto Salvo)
Beneficiação do interior do edifício
Investimento: cerca de 150 mil euros

JI Sá de Miranda (Oeiras)
Requalificação do interior do edifício
Investimento: superior a 70 mil euros

JI Roberto Ivens (Cruz Quebrada)
Intervenções no exterior
Investimento: cerca de 21 mil euros

JI Tomás Ribeiro (Alto dos Barronhos)
Requalificação do interior do edifício e do exterior
Investimento: superior a 158 mil euros

EB Aquilino Ribeiro (Porto Salvo)
Requalificação da cozinha
Investimento: mais de 100 mil euros

EB Anselmo de Oliveira (Paço de Arcos)
Adaptação de duas salas para instalação de duas novas turmas de jardim de infância
Investimento: superior a 39 mil euros

EB Joaquim de Barros (Paço de Arcos)
Insonorização de sala contigua à Biblioteca Escolar para permitir a implementação do Data Science School
Investimento: superior a 12 mil euros

EB Armando Guerreiro (Linda-a-Velha)
Intervenções no exterior
Investimento: cerca de 19 mil euros

EB Amélia Vieira Vieira (Outurela/Portela)
Investimento: 7 mil euros

Outros:
Requalificação de muros e vedações nos jardins de infância e nas escolas básicas do concelho
Investimento: cerca de 156 mil euros

Apetrechamento de jardins de infância e escolas básicas do concelho
Investimento: superior a 170 mil euros

Material tecnológico
Investimento: cerca de 365 mil euros

• 19 de setembro
  • Às 21h30
  • 'Fala-me Disso' - Concurso de Teatro
    A final realiza-se no dia 19 de setembro no Auditório Municipal Ruy de Carvalho.
    Publicado 16/09/2020 às 16:34
    Município de Oeiras atento no regresso à escola
    Todas as famílias com dificuldades económicas podem solicitar apoio para material escolar no estabelecimento de ensino do aluno. O Município garante ainda apoios para transporte e visitas de estudo aos alunos carenciados, no âmbito da Ação Social Escolar.
    Publicado 16/09/2020 às 10:52
    Equipamentos sociais requalificados e primeiro columbário do país inaugurados na sexta-feira
    O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, no dia 18 de setembro vai proceder à inauguração de equipamentos sociais e o primeiro Columbário do país. Vai também visitar as obras realizadas na creche 'O Chorão' na Laje.
    Publicado 15/09/2020 às 22:13
    Município de Oeiras atualiza medidas de prevenção e combate à COVID-19
    O Município de Oeiras continua atento à evolução pandémica e à adoção das medidas necessárias, em linha com as recomendações das autoridades de saúde locais e nacionais.
    Publicado 15/09/2020 às 14:48
    Newsletter Informativa Nº 12
    Conheça as últimas notícias do concelho de Oeiras, consultando a Newsletter Nº 12 do Município.