Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional
agenda contactos
page background image
Publicado 26/02/2021 às 11:22

Oeiras atribuiu ajuda a promover programas de saúde em meio escolar

O Município de Oeiras vai atribuir uma comparticipação financeira à Associação Prevenir, no valor total de 21.975,00€ (vinte e um mil novecentos e setenta e cinco euros), destinado ao acompanhamento ao Programa “Nino e Nina: Programa de Competências”, “Programa Crescer a Brincar” e “Programa Eu passo…” no ano letivo 2020/2021.
 
A Associação Prevenir é uma ONG sem fins lucrativos cuja missão é o desenvolvimento de programas longitudinais de Prevenção e Promoção da Saúde que assentam na formação certificada dos professores, com o objetivo de os capacitar para intervir com os alunos na promoção das competências interpessoais, permitindo-lhes gerir os riscos associados a determinados comportamentos, nomeadamente à violência, bullying, e abandono escolar.

Face à pandemia, a Associação promotora tem os programas adaptados às circunstâncias atuais:

  • Formação de professores ministrada on-line, via skype, pela Associação;

  • Acompanhamento das atividades implementadas pelos professores no âmbito dos projetos;

  • Criação de um grupo fechado do Facebook, para cada sala de pré-escolar, para lançar desafios às famílias e ajudá-las a realizar pequenas tarefas com as crianças que ajudem a ocupar-lhes o tempo e a aliviar a tensão e ansiedade de estar sempre em casa;

  • No 1.º ciclo as crianças executam as atividades dos manuais do Crescer a Brincar nas aulas ou em casa, com orientação dos professores, à semelhança do que fazem noutras disciplinas (português, matemática, inglês e estudo do meio). Estas atividades são mais lúdicas permitem descomprimir e criar espaços de partilha e gestão das emoções em família;

  • No 2.º ciclo, através dos manuais do Programa Eu passo, é dada continuidade à intervenção abordando temáticas como a gestão emocional, a tomada de decisão, a pressão de pares, a educação sexual e a prevenção do consumo de drogas
    Estes três programas adaptaram-se a esta nova realidade, e reforçaram a sua importância pois estão a apoiar pais e crianças/jovens a gerir as emoções provocadas por esta pandemia, promovendo a saúde mental dos mais novos.
     
Ação Social
Publicado 14/04/2021 às 16:20
Município de Oeiras reforça Apoio a Instituições para disponibilizarem mais refeições
Publicado 08/04/2021 às 10:45
Oeiras aprova reforço de verbas, no montante de 310.000,00€, a entidades parceiras do Fundo de Emergência Social
Para garantir que as entidades sociais locais parceiras no Fundo de Emergência Social (FES) tenham disponibilidade financeira para dar resposta às situações de maior vulnerabilidade social, que se têm agravado no atual contexto epidemiológico.
Publicado 31/03/2021 às 16:13
EEA Grants 2014-2021 | Programa Crescimento Azul
Até às 12h00 de Portugal Continental do dia 31 de maio estão a decorrer as candidaturas para o apoio que se enquadra no Programa Crescimento Azul.
Publicado 26/03/2021 às 17:43
Comunicado | Vacinação Covid-19 para Profissionais da Educação
Durante o fim-de-semana de 27 e 28 de março, 1.500 profissionais do pré-escolar, docentes e não docentes, vão ser vacinados no Centro de Vacinação de Oeiras, no Pavilhão Carlos Queiroz, em Carnaxide.
Publicado 24/03/2021 às 16:30
Esclarecimento sobre concentração de pessoas no Centro de Vacinação
Oeiras atribuiu ajuda a promover programas de saúde em meio escolar