Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 05/08/2019 às 11:39

Câmara de Oeiras realizou campanha de adoção de gatos no Dia Mundial do Gato


Programas de adoção e medidas de prevenção de abandono animal - que incluem distribuição mensal gratuita de ração, cuidados médicos veterinários básicos e esterilização - são algumas das políticas de bem-estar animal que o Município tem vindo a desenvolver.

A Câmara Municipal de Oeiras assinalou o Dia Mundial do Gato, (8 de agosto) com a promoção de uma campanha de adoção de gatos. A iniciativa realizou-se no Centro de Apoio ao Animal, no Jardim Municipal de Oeiras.

Recorde-se que a Câmara de Oeiras tem vindo a desenvolver políticas de bem-estar animal inovadoras.

No que diz respeito aos gatos, a Câmara Municipal estabeleceu um programa que conta com o envolvimento de voluntários e de cuidadores de colónias de rua, que permitiu conhecer e ter georreferenciadas todas as colónias existentes.

Através do Centro de Apoio Animal, localizado no Jardim Municipal de Oeiras, o Município disponibiliza gratuitamente cuidados veterinários para os gatos provenientes das colónias do concelho e realiza a sua esterilização e desparasitação, encaminhando todos os animais com características que o permitam para adoção. Anualmente são esterilizados cerca de 1600 gatos, o que tem permitido a redução natural dos animais de rua, e são adotados cerca de 650.

No que toca aos cães, além de realizar campanhas regulares de sensibilização para as boas práticas, fiscalização para evitar o abandono e maus tratos, e de um programa de adoções, o Município estabeleceu ainda parcerias para proporcionar aos munícipes carenciados a distribuição mensal gratuita de rações; e protocolou, com a Ordem dos Médicos Veterinários, a atribuição de um voucher (cheque veterinário) para cuidados médicos veterinários básicos e esterilização.

O Município de Oeiras tem ainda implementado um regime de identificação eletrónica a todos os animais adotados, tanto para cães como para gatos.

Anualmente, a Câmara de Oeiras organiza a Feira Animal, com expositores de todas as áreas ligadas à temática animal, exposições, workshops, demonstrações de raça e atividades para famílias e crianças, a par da tradicional campanha de adoção responsável, grande objetivo da realização deste evento. Na última edição, em maio deste ano, foi lançada oficialmente a Pet B Home, uma plataforma digital inovadora e única no mercado, que pretende resolver o problema de muitas pessoas: onde deixar os animais de estimação em período de férias, ausência prolongada ou, simplesmente, por um período de curta duração.
A Pet B Home foi criada pela associação Pet Behaviour (que tem sede em Oeiras) e conta com o apoio do Município no âmbito da estratégia de prevenção do abandono de animais de estimação no concelho. Trata-se da primeira plataforma de booking animal, com o objetivo de fornecer uma solução abrangente no bem-estar dos animais de companhia, que vá ao encontro das necessidades financeiras, legais, sociais e emocionais de todas as famílias pet friendly em Portugal.
Para tal, a Pet B Home parte do conceito de serviço comunitário, assente na troca de disponibilidades entre as famílias registadas e que estão disponíveis para receber em suas casas e cuidar, gratuitamente, de animais de companhia, em concreto cães e gatos, com especial enfoque nos períodos de férias ou de ausência prolongada.

 

dia-gato2.jpgdia-gato1.jpg 

dia-gato5.jpgfdia-gato3.jpgdia-gato4.jpg dia-gato6.jpg

 

 

notícia
Publicado 25/06/2020 às 11:23
Oeiras tem praia 'Pet Friendly'
A Praia dos Pescadores em Paço de Arcos é 'Pet Friendly'.
Publicado 11/06/2020 às 22:39
Ação de formação a cuidadoras de colónias de gatos
O Município de Oeiras promoveu, no passado dia 5 de junho no CROAMO (Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oeiras), uma ação de formação às Cuidadoras de Colónias de gatos conduzida pelo Médico Veterinário Municipal, Marcelo Rocha.
Publicado 20/05/2020 às 14:46
Oeiras investe em terapia assistida por animais
O Município de Oeiras aprovou a atribuição de 2.000 euros ao Agrupamento de Escolas de Santa Catarina para implementação do projeto “Ler e Cãopreender” e 11.600 euros à PET B HAVIOR para o desenvolvimento de Terapia Assistida por Animais.
  • 12 de março
  • Das 10 às 16 Horas
  • Seminário "Abordar, Tranquilizar e Conter"
    No próximo dia 12 de março, das 10 às 16h no Auditório César Batalha em Oeiras, vai realizar-se o Seminário “Abordar, Tranquilizar e Conter”, dedicada às forças de segurança, agentes da Proteção Civil e pessoas dedicadas aos cuidados de cães.
    Gratuito
  • De 31 de Janeiro a 2 de fevereiro na FIL.
  • Pet Festival 2020
    O tema da 9º edição do Pet Festival é a “Conservação e Preservação de Raças e Espécies”. Visite a Pet Festival de 31 de Janeiro a 2 de fevereiro na FIL.
    8€
    Câmara de Oeiras realizou campanha de adoção de gatos no Dia Mundial do Gato