Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
ViverAmbienteResíduosProjeto piloto | Recolha seletiva de resíduos domésticos biodegradáveis

Projeto piloto | Recolha seletiva de resíduos domésticos biodegradáveis

O projeto consiste na separação de restos de comida produzidos nas habitações, devidamente acondicionados em sacos de cor verde, a disponibilizar pelo município.

​​​​


​Tendo em conta a obrigatoriedade de valorização de resíduos biodegradáveis em Portugal a partir de 2023, está em fase de  implementação um projeto-piloto, para testar um novo sistema de deposição e recolha seletiva de resíduos biodegradáveis, ao nível doméstico, nos municípios associados da Tratolixo (Oeiras, Sintra, Cascais e Mafra). 

Este projeto é de extrema importância, na medida em que permitirá aumentar as taxas de recolha seletiva deste resíduo, promovendo a sua reciclagem, pelo que a colaboração de todos é fundamental. 

O projeto consiste na separação de restos de comida produzidos nas habitações, devidamente acondicionados em sacos de cor verde, a disponibilizar pelo município, para posterior colocação nos contentores de resíduos indiferenciados já existentes na via pública.  
​​
Após recolha, estes sacos serão transportados até à Central de Tratamento da Tratolixo, onde os resíduos biodegradáveis serão reciclados, produzindo biogás e composto para agricultura.

Este projeto-piloto será implementado em cerca de 4.400 habitações, na zona de Linda-a-Velha e Miraflores e terá a duração prevista de 6 meses.

Para o efeito o município irá promover visitas porta-a-porta, através de técnicos formados e identificados, que disponibilizarão toda a informação sobre o projeto, assim como os sacos e recipiente a utilizar. 
Prevê-se a realização destas visitas nos dias uteis entre as 18H30 e as 20H30 e aos sábados entre as 10H00 e as 19H00 a partir de Novembro de 2020, sendo contudo os horários adaptados às restrições que estiverem a vigorar no âmbito da atual situação pandémica.”


Para mais informações sobre este projeto poderá consultar:


Para esclarecimentos adicionais contacte:

Divisão de Gestão Ambiental
E-mail: dga@cm-oeiras.pt
Telefone: 210 977 459​


banners_SACO VERDE-03.jpg


Você está em
ResíduosProjeto piloto | Recolha seletiva de resíduos domésticos biodegradáveis
Projeto piloto | Recolha seletiva de resíduos domésticos biodegradáveis