Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 28/07/2020 às 12:22

Junto à Ribeira de Algés vai nascer um Quintalão com Hortas urbanas, pomar, espaços verdes e zona de estadia

A Câmara Municipal de Oeiras já aprovou o lançamento do concurso público para a empreitada de construção do "Quintalão, Parque Urbano de Algés”, um espaço municipal com cerca de 3.450m2 localizado na margem direita da Ribeira de Algés, onde se pretende recriar a memória local de produção agrícola, nomeadamente de intensa produção hortícola e frutícola, com novas referências para uma utilização que se quer mais atual.

Além de um núcleo de hortas urbanas com 12 talhões autónomos (para atribuição a moradores), o Quintalão incluirá um conjunto de árvores de fruto e uma grande área relvada para estada. As estruturas antigas mais significativas, nomeadamente o poço, o tanque e a nora serão recuperados. Prevista está também a execução do projeto de Regularização Fluvial da Ribeira de Algés, adjacente ao Quintalão, com a execução de um leito maior e um leito menor da Ribeira, a partir de bancadas de pedra.

O preço base do concurso do "Quintalão, Parque Urbano de Algés” é de €896.000,00 (+ IVA) e o prazo de execução de 210 dias.

Refira-se que o Quintalão faz parte de uma intervenção de maior dimensão designada Parque Urbano de Algés, com cerca de 17.000m2. Deste parque fazem parte os espaços que integram atualmente a UDRA - União Desportiva e Recreativa de Algés, onde já se encontra construído e requalificado o respetivo campo de futebol, nomeadamente ao nível de pavimentos e iluminação desportiva.

Nesta intervenção mais global insere-se o projeto de Regularização Fluvial do Troço a Céu Aberto da Ribeira de Algés.

As restantes áreas carecem de requalificação profunda, sendo a maioria destes espaços privados, pelo que nesta fase foi desenvolvido o Projeto para o Quintalão e a parte do projeto de Regularização Fluvial do Troço a Céu Aberto da Ribeira de Algés adjacente ao Quintalão.


 

Plano Geral do Projeto

plano-quintalaõ-parque-urbano-algés.jpegff28f61c-83fd-4735-a0dd-68e115daccd4.jfif 


 


 

notícia
Publicado 19/11/2020 às 11:45
Papeleiras inteligentes e cinzeiros são a nova aposta do Município de Oeiras
Para além de fomentarem o aumento da higiene urbana, melhoram a capacidade do Município em relação à salubridade dos arruamentos, envolvendo simultaneamente os munícipes num esforço coletivo em prole da melhoria ambiental.
Publicado 30/10/2020 às 19:33
Municípios da AMTRES contra aumento da taxa de resíduos
Os Municípios de Oeiras, Cascais, Mafra e Sintra manifestam-se contra o aumento “brutal” da Taxa de Gestão de Resíduos (TGR) que, por decisão do Governo, passou para o dobro do valor.
Publicado 30/10/2020 às 11:36
Abertas candidaturas para o “Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis”
Até 31 de dezembro de 2021 apresente a sua candidatura. Cada candidato está limitado a um incentivo total máximo de 15 mil euros, sendo o limite máximo por edifício unifamiliar de 7500 euros.
Publicado 28/10/2020 às 08:00
Campanha de Sensibilização | Dejetos Caninos
No âmbito da estratégia de comunicação Oeiras Pelos Animais o Município de Oeiras lança a campanha de sensibilização de dejetos caninos “O cocó do seu cão aos olhos de uma criança”.
Publicado 01/10/2020 às 10:57
Município realizou limpeza do talude do Moinho das Rolas em Porto Salvo
Esta intervenção assim como outras semelhantes realizadas por todo o concelho, decorrem no âmbito da linha estratégica deste executivo no sentido de garantir a segurança dos terrenos e a salubridade do espaço público.
Junto à Ribeira de Algés vai nascer um Quintalão com Hortas urbanas, pomar, espaços verdes e zona de estadia