Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
Flores

Biodiversidade

 

Oeiras beneficia de um clima marítimo temperado, sendo a sua paisagem marcada pelos vales das principais linhas de água – Ribeiras de Algés, Barcarena, Lage e Rio Jamor – que correm de Norte para Sul e desaguam no Rio Tejo. A Nordeste é delimitado pela Serra de Carnaxide e preserva ainda algumas áreas rurais no seu interior. A abundância de água, a qualidade do solo e os restantes fatores abióticos tornam possível a coexistência de uma elevada diversidade de espécies de fauna e flora, incluindo algumas espécies endémicas (que apenas ocorrem numa região restrita) e outras em risco de extinção.

ouriço foto 1.jpg 

 

Torna-se urgente a preservação do elevado património biológico do município de Oeiras que tem na sua estratégia  promover ações e campanhas de sensibilização e conservação da biodiversidade local, e que assenta no manifesto "Quem ama, cuida. Quem conhece, preserva." Primeiro é preciso dar a conhecer para que, todos juntos, consigamos preservar.

Neste sentido e no âmbito do Programa de Educação Ambiental escolar, são promovidas anualmente um conjunto de atividades pedagógicas que proporcionam um maior conhecimento dos diversos ecossistemas do território de Oeiras, com especial foco na biodiversidade existente, formas de conservação e o papel nos cidadãos na sua preservação. Em cada ano letivo cerca de 2000 alunos visitam a orla costeira, as ribeiras, os jardins e espaços verdes municipais, realizando atividades de exploração, descoberta e conhecimento das espécies de fauna e flora que aí habitam.

 

PEA (2).jpg 

 

Paralelamente o município tem promovido, desde há uns anos diversos estudos e levantamentos de espécies, com o objetivo de as identificar, preservar e dar a conhecer.

pássaro foto 2.jpg 

 

Estudos

Avaliação da poluição por hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH's) nas ribeiras do concelho de Oeiras, utilizando musgos como biomonitores - janeiro de 2009 

Inventário das comunidades de aves da linha de costa de Oeiras e da Fábrica da Pólvora- junho de 2012

Avaliação e monitorização de aves da linha de costa de Oeiras e da Fábrica da Pólvora - junho de 2012

Monitorização da ictiofauna das ribeiras - fevereiro de 2013  

Biodiversidade