Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 28/09/2018 às 16:55

Mais de um milhão para “Eixo Verde e Azul, Rio Jamor'

A Câmara de Oeiras aprovou a adjudicação da obra de construção da primeira fase do projeto “Eixo Verde e Azul, Rio Jamor” pelo valor de 1.2 milhões de euros, pelo prazo de sete meses.

Em julho de 2016, os municípios da Amadora, Oeiras e Sintra e a Parques de Sintra – Monte da Lua assinaram um protocolo denominado “Eixo Verde e Azul” que visa requalificar a bacia hidrográfica do Jamor e a área circundante do Palácio Nacional de Queluz.

O projeto envolve um programa conjunto de ações de cariz intermunicipal que atende às necessidades de cada território e define como objetivo comum a melhoria da qualidade de vida das populações e a dinamização da economia local.

Neste contexto, a requalificação da bacia hidrográfica do Jamor e a consequente prevenção do risco de cheias assumem-se como objetivos prioritários. O projeto integra um conjunto de ações destinadas a promover a melhoria da qualidade das massas de água do Jamor e seus afluentes e assegurar o controlo dos caudais, tendo em vista a segurança de pessoas e bens nas áreas atualmente sujeitas a risco de inundação.

O Eixo Verde e Azul vai também facilitar o acesso das populações à fruição da natureza e do património, através da criação de espaços verdes e da implementação de um circuito de mobilidade suave ao longo dos três concelhos.

Em Oeiras, onde vão ser intervencionados 7,4 quilómetros, o investimento ascende aos 3,1 milhões de euros, dos quais 670 mil euros provêm de fundos comunitários.

A primeira fase de obra no âmbito do Eixo Verde e Azul vai decorrer no troço localizado entre o Passeio Marítimo, no Dafundo, e a Senhora da Rocha (3,5 quilómetros), local onde vai também nascer um percurso pedonal e ciclável ligando Carnaxide a Algés, sempre em contacto com a natureza. Esse é, aliás, um dos conceitos nos quais assenta a estrutura de corredores verdes municipais, enquanto estrutura de mobilidade alternativa.
notícia
Publicado 28/07/2020 às 12:44
Requalificação dos passeios no Largo Marquês de Pombal, em Oeiras
Os trabalhos incluem a substituição do atual pavimento em calçada de vidraço por pavimento em granito.
Publicado 28/07/2020 às 12:22
Junto à Ribeira de Algés vai nascer um Quintalão com Hortas urbanas, pomar, espaços verdes e zona de estadia
A Câmara Municipal de Oeiras já aprovou o lançamento do concurso público para a empreitada de construção do "Quintalão, Parque Urbano de Algés”, um espaço municipal com cerca de 3.450m2 localizado na margem direita da Ribeira de Algés.
Publicado 17/07/2020 às 19:19
Obras de pavimentação no Bairro do Pombal em Oeiras
O Município de Oeiras vai proceder a trabalhos de pavimentação no Bairro do Pombal de 20 a 30 de julho.
Publicado 15/07/2020 às 12:23
Obras de requalificação parcial na R. Luís de Camões e na Av. Combatentes da Grande Guerra em Algés
A requalificação destes arruamentos visa a melhoria do espaço de fruição e lazer do peão.
Publicado 07/07/2020 às 16:01
Oeiras inaugurou monumentos escultóricos da Cidade do Futebol
A Câmara Municipal de Oeiras inaugurou os monumentos escultóricos, alusivos à temática do Desporto e do Futebol, que ornam as duas rotundas localizadas junto à Cidade do Futebol, em Caxias.
Mais de um milhão para “Eixo Verde e Azul, Rio Jamor'