Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Praia em Oeiras
Publicado 02/05/2019 às 12:38

Praias de Oeiras distinguidas com Bandeira Azul

Oeiras e o único município da Costa do Sol com praias distinguidas com a bandeira azul


As praias da Torre e de Santo Amaro, em Oeiras, vão ter em 2019, e pela primeira vez, Bandeira Azul. Ambas as candidaturas foram aprovadas por unanimidade pelo Júri Nacional, que é constituído por mais de 20 entidades públicas e privadas de prestígio.

Um dos critérios mais importantes na atribuição do galardão está relacionado com a Qualidade da Água Balnear. A mesma é analisada durante cada época balnear através das análises oficiais. No ano de 2018 as praias da Torre e Santo Amaro apresentaram qualidade excelente (valor máximo possível) o que aliado ao facto de se cumprirem ou superarem todos os outros critérios para atribuição deste galardão, como é o caso da quantidade, qualidade e diversidade de atividades ambientais (Ex: Quebre o hábito – cada coisa no seu lugar e o das beatas não é no mar), a segurança para utentes e a acessibilidade.

A atribuição do galardão em 2019 às praias da Torre e Santo Amaro vem demonstrar que o Município de Oeiras continua a trabalhar diariamente para ser uma referência nacional e internacional na qualidade do espaço público que disponibiliza, quer aos seus munícipes quer aos seus visitantes.

O Município de Oeiras vê desta forma reconhecido um trabalho de quase duas décadas tanto na orla marítima como na sua rede hidrográfica, que influencia fortemente a qualidade das águas balneares onde, hoje em dia, já se podem observar com regularidade espécies endémicas que há poucos anos se julgavam extintas.

Em 2020, é intenção do Município concorrer com mais praias a este galardão, de forma a aumentar a qualidade das praias de Oeiras e da Costa do Sol.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.
notícia
Publicado 19/11/2020 às 11:45
Papeleiras inteligentes e cinzeiros são a nova aposta do Município de Oeiras
Para além de fomentarem o aumento da higiene urbana, melhoram a capacidade do Município em relação à salubridade dos arruamentos, envolvendo simultaneamente os munícipes num esforço coletivo em prole da melhoria ambiental.
Publicado 30/10/2020 às 19:33
Municípios da AMTRES contra aumento da taxa de resíduos
Os Municípios de Oeiras, Cascais, Mafra e Sintra manifestam-se contra o aumento “brutal” da Taxa de Gestão de Resíduos (TGR) que, por decisão do Governo, passou para o dobro do valor.
Publicado 30/10/2020 às 11:36
Abertas candidaturas para o “Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis”
Até 31 de dezembro de 2021 apresente a sua candidatura. Cada candidato está limitado a um incentivo total máximo de 15 mil euros, sendo o limite máximo por edifício unifamiliar de 7500 euros.
Publicado 28/10/2020 às 08:00
Campanha de Sensibilização | Dejetos Caninos
No âmbito da estratégia de comunicação Oeiras Pelos Animais o Município de Oeiras lança a campanha de sensibilização de dejetos caninos “O cocó do seu cão aos olhos de uma criança”.
Publicado 22/10/2020 às 16:01
Vinho Villa Oeiras disguinguido pela revista de vinhos Wine Enthusiast
Mais uma vez, o Vinho de Carcavelos Villa Oeiras, símbolo da recuperação de património e valorização do território e da identidade territorial, o Nosso Vinho, o Vinho da Nossa Terra e um dos melhores vinhos do mundo, foi publicamente reconhecido! 
Praias de Oeiras distinguidas com Bandeira Azul