Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional
agenda contactos
page background image
Publicado 12/11/2020 às 10:50

Eu sou do Bairro

​​​​​​​


Eu sou do Bairro” é o nome da nova campanha que o Município de Oeiras lançou no dia 16 de novembro, com o propósito de acabar com os preconceitos relativamente aos bairros sociais e motivar as crianças e jovens que ainda lá moram a sentirem orgulho e acreditarem num futuro promissor.

 
Nesta campanha participaram algumas figuras conhecidas do público e outras que vingaram noutras profissões prestigiadas, cujas origens são de bairros municipais de Oeiras e que, algumas delas, assistiram à transformação do concelho, particularmente, daqueles locais onde moravam, antigos bairros de barracas e que hoje são compostos por habitações condignas.

 
Bailarinos, modelos, apresentadores e atores, desportistas, políticos, advogados, entre outras profissões, são o exemplo dado pelos testemunhos recolhidos, de quem conta como o bairro foi o lugar que lhes permitiu chegar onde hoje se encontram. 

 
O bailarino principal e estrela maior do Royal Ballet de Londres, Marcelino Sambé, é o primeiro a partilhar a sua história, desde a infância no Alto da Loba, em Paço de Arcos, até à sua magnífica ascensão.

 
Semanalmente serão divulgados outros exemplos, numa campanha que pretende mostrar o bairro, a vida, dar o exemplo e ser uma inspiração.

 

 

Assista ao testemunho do bailarino Marcelino Sambé - #Eusoubobairro
Marcelino Sambé cresceu no Bairro Alto da Loba, Paço de Arcos, e foi lá, entre as festas que a comunidade fazia na rua e o Centro Comunitário Alto da Loba que mostrou, desde cedo, a sua aptidão para a dança. Como foi esse percurso, no bairro, é o que se pretende mostrar com este filme, o primeiro de vários, cada um com um protagonista inspiracional. Ser do Bairro é, para Marcelino, uma medalha que carrega ao peito, com orgulho. Também nós temos orgulho neste munícipe que voando para altos voos nunca esqueceu onde tudo começou porque o Bairro pode ser o sitio onde se descobre uma apetência e uma paixão.


Sou do Bairro, episodio 1 - Marcelino Sambé


 
 


 

 

 
Sou do Bairro, episódio 2 - Ana Sofia Martins

Ana Sofia Martins acompanha-nos ao Bairro onde cresceu para uma viagem ao seu passado, entre a mudança do Bairro de Barracas, nos Barronhos e o Bairro de génese social, Bairro da Outurela, em Carnaxide.

O segundo episodio Eu Sou do Bairro foi para o ar no Facebook do Município de Oeiras no próximo dia 23.

 

 

 

 

 

 
Sou do Bairro, episódio 3 - Inigo Pereira

No terceiro episódio do Eu Sou do Bairro fomos ao encontro de Inigo Pereira que, ainda hoje, vive no Bairro - Bairro da Outurela. Como chegou ao bairro e o motivo de nunca ter saído, foi o mote da nossa conversa e da nossa partilha.
Eu Sou do Bairro a fazer pensar, a derrubar preconceitos e a criar inspiração.

 

 

 

 

Sou do Bairro, episodio 4 - Ednilson dos Santos
Ednilson dos Santos veio da Guiné com 11 anos. Sonhava viver num prédio mas acabou num bairro de Barracas, em Miraflores, quando aterrou em Lisboa, a terra prometida. Fique a saber como foi o percurso deste jurista no episódio nº 4 de Eu Sou do Bairro, na próxima segunda-feira no Facebook do município de Oeiras
 

 

 

 

 

 

 

 


 

notícia
Publicado hoje às 12:49
Município atribui verba extraordinária para dar resposta de bens alimentares aos fregueses de Oeiras
A atribuiu uma comparticipação financeira extraordinária no valor de 3.000,00 € à UFOPAC com o objetivo de apoiar a resposta de bens alimentares e de higiene (pessoal e habitacional) junto dos munícipes que precisam.
  • 27 de fevereiro
  • Das 10h-11h00
  • Café Memória
    O Café Memória de Oeiras concretiza-se num local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo.
    Gratuito
    Publicado 19/02/2021 às 17:23
    Câmara de Oeiras permite prática de surf nas praias do concelho
    Foi permitida a prática de surf nas praias do concelho (Torre, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias), desde que esta modalidade desportiva seja cumprida a título individual.
    Publicado 19/02/2021 às 15:28
    Oeiras reforça verbas a entidades parceiras no Fundo de Emergência Social
    A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a atribuição de uma comparticipação financeira no valor global de 100.000,00€ (cem mil euros) a 10 entidades parceiras, incluídas no Fundo de Emergência Social (FES).
    Publicado 17/02/2021 às 14:39
    Centro Qualifica do Município de Oeiras
    O Município de Oeiras, no âmbito do seu plano de desenvolvimento relativo às questões do emprego, continua a apostar em respostas úteis e inclusivas para os seus munícipes e que promovam o tecido social e económico do Concelho.
    Eu sou do Bairro