Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional
agenda contactos
page background image
Publicado 18/11/2020 às 15:39

Unidade de Execução 'Antas-Sul'

​​

O Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT - DL Nº 80/2015 de 14 de maio) prevê, entre as figuras e sistemas de execução dos planos municipais de ordenamento do território, a figura da “Unidade de Execução”, regulada nos artºs 146º a 152º do mesmo diploma.

A Unidade de Execução consiste na fixação em planta cadastral dos limites físicos da área a sujeitar a intervenção urbanística, prevendo a identificação de todos os prédios abrangidos, de forma a assegurar um desenvolvimento urbano harmonioso e a justa repartição de benefícios e encargos pelos proprietários envolvidos, assegurando as áreas necessárias afetar a espaços públicos ou equipamentos previstos nos planos, tal como determinado no artº 148º do RJIGT.

A sua delimitação pode ocorrer em qualquer parte do território municipal e é sempre precedida de discussão pública, na falta de plano de urbanização ou de pormenor aplicável.

A U.E. Antas-Sul abrange uma área de 17,4 ha, localiza-se na Unidade Operativa de Planeamento e Gestão Sul, numa zona situada junto à Bateria da Lage, entre a linha de caminho-de-ferro e a plataforma superior das Fontainhas, o Edifício Parque Oceano e a Escola Náutica Infante D. Henrique, pertencente à União de Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias.

A área da U.E. Antas-Sul insere-se no Eixo de Desenvolvimento Estratégico da “Frente Ribeirinha”, e vem propor uma nova centralidade vocacionada para o turismo, a hotelaria e a excelência dos equipamentos e espaços públicos, concretizando os objetivos preconizados para a valorização do corredor litoral como a integração e fruição da frente ribeirinha, dinamização de atividades ligadas à náutica, ao turismo e à economia do mar, reordenamento das acessibilidades e estacionamento, melhoria das condições de mobilidade suave, requalificação de espaços de recreio, desporto e lazer, promoção da sustentabilidade e valorização da paisagem.

A proposta de delimitação da Unidade de Execução Antas-Sul foi publicada no DRE nº 216, 2ª Serie, de 5 de novembro de 2020, Aviso nº 17981/2020 e encontra-se em fase de participação pública por um período de 20 dias úteis, até 14 de Dezembro de 2020.

As sugestões ou observações dos interessados deverão ser feitas por escrito, dirigidas ao Sr. Presidente da Câmara, através do email ue.antassul@cm-oeiras.pt, ou por via postal para a morada Câmara Municipal de Oeiras, Largo do Marquês de Pombal, 2784-501, Oeiras, ou ainda, por entrega em mão no balcão de atendimento da CMO, sita no Largo Marquês de Pombal, Oeiras.

 

A Divisão de Ordenamento do Território encontra-se disponível para quaisquer informações adicionais ou esclarecimentos através dos telefones 21 440 83 04 ou 21 440 85 70.

 

ANEXO VI_1A.jpg
 

ANEXO VI_3A.jpgANEXO VI_4A.jpgANEXO VI_5A.jpgANEXO VI_6AA.jpg 

 

 

DOCUMENTAÇÃO PARA CONSULTA

ANEXO II TERMOS DE REFERÊNCIA_
ANEXO III MODELO DE GESTÃO
ANEXO IV LIMITE DA UNIDADE DE EXECUÇÃO ANTAS - SUL
ANEXO V UNIDADE DE EXECUÇÃO ANTAS SUL PLANTA SÍNTESE E DE CEDÊNCIAS

IMAGENS
ANEXO 1
ANEXO 2
ANEXO 3
ANEXO 4
ANEXO 5
ANEXO 6
ANEXO 7




 

notícia
Publicado 15/04/2021 às 12:13
Município de Oeiras lança plataforma online na área do urbanismo
Pretende-se assim aumentar a produtividade dos serviços e prestar um melhor atendimento aos cidadãos.
Publicado 29/03/2021 às 09:26
Concurso público para exploração, instalação e utilização de equipamentos no Alto da Terrugem
Concessão de uso privativo para a exploração da cafetaria e respetiva esplanada, instalação de equipamento desportivo e utilização do edifício de apoio no Parque Urbano do Alto da Terrugem
Publicado 23/02/2021 às 14:15
​ Câmara aprova adesão de Oeiras à Associação Internacional de Desenvolvimento Urbano
A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a proposta de o Município aderir à INTA – “Association Internationale du Développement Urbain” (Associação Internacional de Desenvolvimento Urbano).
Publicado 15/02/2021 às 19:19
Município de Oeiras vai abrir concurso público para empreitada de habitação jovem em Paço de Arcos
A Câmara Municipal de Oeiras já deu luz verde para a criação de mais cinco apartamentos destinados a Habitação Jovem, em Paço de Arcos.
Publicado 09/02/2021 às 19:24
Projeto Porto Cruz
O processo de loteamento do Projeto Porto Cruz está disponível para Consulta Pública online. Este projeto vai resolver o problema do amianto na antiga fábrica Lusalite e aumentar a área pública daquela zona de 3.000m2 para 70.000m2.
Unidade de Execução 'Antas-Sul'