Publicado 12/03/2020 às 17:32

Oeiras: Comunicado sobre o COVID-19

O Município de Oeiras elaborou um Plano interno de Contingência ao Coronavírus que pretende dar resposta às orientações da Direção Geral da Saúde (DGS) e que contempla a redução dos riscos para a saúde dos trabalhadores e assegura a continuidade das atividades essenciais.

Este plano de contingência interno encontra-se ainda na primeira fase de implementação, a de monitorização, por não haver até ao momento nenhum trabalhador suspeito com Covid-19.

Foram instalados dispensadores de solução desinfetante de base alcoólica pelos diferentes serviços municipais e foram afixados cartazes com as recomendações da DGS.

Recomenda-se à população que privilegie o atendimento telefónico e online ao invés do presencial.

Foi também criado um Gabinete de Crise que reúne diariamente para avaliar a evolução do surto e foi também convocado o Conselho Municipal de Proteção Civil para debater a situação, na próxima terça-feira, 17 de março, pelas 18h00.

Segundo as autoridades de saúde local, até ao momento existem ZERO CASOS confirmados no território.

No entanto, na tentativa de conter e diminuir uma eventual evolução, a Câmara Municipal de Oeiras entendeu que deveria tomar as seguintes medidas:

- Suspender temporariamente os torneios dos Jogos de Oeiras até ao final do mês de março

- Cancelar as aulas do programa “Fit Sénior” durante o mês de março

- Suspender o Torneio das Localidades até ao final do mês de março

- Adiar as atividades agendadas para a Semana da Coesão Social para setembro

- Cancelar o programa “Mexe-te nas Férias da Páscoa”

- Adiar o arranque do programa “Experimenta-te”

- Adiar a “Caça aos Ovos”

- Adiar a “Mostra de Teatro Amador”

- Adiar/remarcar o “Soam as Guitarras”

- Adiar a “Comemoração do Dia Mundial da Dança”

- Adiar a “Comemoração do Dia Internacional do Jazz”

- Suspender as “Iniciativas Dia da Poesia”

- Adiar os “Concertos comentados: Maestro José Soares”

- No âmbito Cultural, as visitas de grupo a exposições serão também canceladas.

O Município de Oeiras vai diariamente avaliar a evolução da situação e determinar o ajustamento das medidas seguindo, escrupulosamente, as orientações da DGS.

Terminamos referindo que esta é uma questão de saúde pública, pelo que importa encarar com serenidade a evolução da situação. Apenas seguindo as orientações das autoridades de saúde pública da República poderemos superar esta crise.

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras,

Isaltino Morais

Publicado 28/11/2020 às 18:18
Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras | Covid-19
Mensagem do Presidente aos Oeirenses sobre as medidas de prevenção e combate à COVID-19
Publicado 27/11/2020 às 15:05
Oeiras assinala o Dia Mundial de Luta Contra a Sida
O Município de Oeiras, à semelhança do ano anterior irá associar-se à Direção Geral de Saúde, na Comemoração do Dia Mundial da Sida – Dia 1 de dezembro, iluminando o Edifício dos Paços do Concelho de cor vermelha.
Publicado 27/11/2020 às 11:50
Comunicado | Atualização das Medidas Relativas à Pandemia da Doença COVID 19
O acompanhamento permanente do impacto da Pandemia nas vertentes profissional e pessoal, quer dos Munícipes quer dos trabalhadores do Município, tem merecido por parte do executivo uma atenta e minuciosa atenção ao longo dos últimos meses.
  • 27, 28 e 29 de novembro
  • Diversos
  • Festival Integral: Saúde em tempos de Mudança | 1.ª Edição
    O Evento centra a sua abordagem nas áreas relacional, emocional, mental e alimentar diretamente ligadas à Saúde, convidando a uma reflexão sobre diferentes abordagens relativamente às mesmas.
    Publicado 26/11/2020 às 10:48
    Presidente em debate sobre Regionalização e Descentralização na área da educação
    A convite do JN e da Câmara Municipal de Setúbal, o presidente da Câmara de Oeiras foi no dia 25 de novembro orador numa conferência sobre "que regionalização queremos?".
    Oeiras: Comunicado sobre o COVID-19