Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 11/06/2020 às 23:00

Inauguração da Época Balnear em Oeiras

​​​​​​

No Dia de Portugal, 10 de junho, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado pelo Vice-Presidente, Francisco Rocha Gonçalves​ e pela vereadora Joana Bap​tista, esteve Praia de Paço de Arcos a fim de inaugurar oficialmente a época balnear nas praias do concelho.

 
Pela primeira vez, todas as praias do concelho de Oeiras foram galardoadas com a Bandeira Azul. As praias de Santo Amaro de Oeiras, Torre, Paço de Arcos e Caxias, tendo estas últimas bandeira azul pela primeira vez.

 
As praias do concelho abrem assim oficialmente aos banhistas, cumprindo todas as medidas de segurança segundo as orientações de saúde face ao COVID-19.
Para cumprimento da legislação em vigor e por forma a garantir as melhores condições de segurança aos banhistas, o Município de Oeiras realizou um investimento superior a 400 mil euros nas seguintes medidas:
  • Assistência a banhistas, através da contratação de 22 nadadores-salvadores e todos os equipamentos necessários para o efeito;
  • Limpeza e desinfeção regular dos equipamentos e principais superfícies de contacto (tampas dos ecopontos, chuveiros, lava-pés, instalações sanitárias, papeleiras e corrimões);
  • Colocação de instalações sanitárias de apoio à prática balnear na Praia de Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias;
  • Instalação de um conjunto de painéis informativos nos parques de estacionamento e nas entradas das praias, onde terá informação sobre as entradas e saídas disponíveis, equipamentos de apoio à prática balnear, corredores de circulação e zonas reservadas a grupos escolares e pessoas com mobilidade reduzida;
  • Sistema de semáforos e sinalética de contagem da capacidade de carga de cada praia. Este sistema estará ligado à App Info Praia para consultar, a partir de casa, a ocupação de cada praia, mesmo antes de sair de casa.
Importa referir que foi definido pela Agência Portuguesa do Ambiente a capacidade máxima em cada praia de Oeiras:
Praia da Torre - Limite de 3.000 utilizadores
Santo Amaro de Oeiras - Limite de 4.100 utilizadores
Paço de Arcos – Limite de 1.000 utilizadores
Caxias – Limite de 1.700 utilizadores

 
Para que seja possível respeitar a capacidade máxima de cada praia, que garanta o distanciamento social de segurança, foram limitadas as entradas no areal através da colocação de baias.

Por outro lado, os parques de estacionamento informais, foram também fechados, como é o caso da Fontaínhas. No que respeita aos parques de estacionamento formais, foram limitados os dias de utilização, como é o caso do estacionamento do Jardim Municipal de Oeiras que estará encerrado aos fins de semana e feriados.​

 

 
inauguracao-epoca-balnear-2020.jpgCMO-7126.jpgCMO-7142.jpgCMO-7356.jpgCMO-7526.jpg

 

 

 
notícia
Publicado 15/09/2020 às 09:08
Oeiras reforça aposta no turismo de negócios com novos hotéis
Concelho vai ter oito novas unidades hoteleiras até 2024. Medida insere-se na Estratégia de Turismo Municipal de Oeiras.
Publicado 07/08/2020 às 11:06
Projeto 'More Swiming Moments' nas praias de Oeiras
O Município de Oeiras adere ao projeto que dota as praias do concelho com cadeiras de rodas de praia, pensadas e construídas para assegurar que crianças e jovens possam usufruir desta área de lazer.
Publicado 23/07/2020 às 18:15
Campeonato Nacional de Voleibol de Praia | Campeonato Lidl 2020
A Etapa Oeiras irá decorrer de 21 a 26 de julho no campo de voleibol de praia do Clube de Voleibol de Oeiras.
Publicado 23/07/2020 às 09:37
Gastronomia - Património Cultural de Portugal’ comemora 20 anos
Entre os dias 24 e 26 de julho de 2020 celebra-se os 20 anos da data em que a gastronomia portuguesa foi elevada a bem imaterial do património cultural de Portugal.
Publicado 21/07/2020 às 17:52
Oeiras recebe projeto pioneiro digital de Saúde Pública
A partir de dia 22 de julho, os utilizadores da praia de Santo Amaro de Oeiras vão ser os primeiros a usufruir de um novo projeto inovador de Saúde Pública.
Inauguração da Época Balnear em Oeiras