Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 05/06/2020 às 19:43

Comunicado | Época balnear em Oeiras - Orientações e Novas Regras

​​​​​​​​
A época balnear em Oeiras inicia-se no próximo dia 10 de Junho, com um conjunto de novas orientações e regras face à Pandemia por COVID-19. Até esse dia não está assegurada a assistência a banhistas, pelo que deverão os mesmos tomar as devidas precauções, desaconselhando-se a prática de banhos.

De acordo com o Decreto-lei n.º 24/2020 de 25 de maio, foram definidas as regras aplicáveis às águas balneares identificadas como praias de banhos, onde existe uma maior concentração de utentes, comercialização de bens e serviços, o que poderá resultar num aumento do risco de contágio, caso não sejam adotadas as regras de higiene e segurança.
 
Neste sentido, foi também definido pela Agência Portuguesa do Ambiente a capacidade de máxima em cada praia em Oeiras:
Praia da Torre - Limite de 3.000 utilizadores
Santo Amaro de Oeiras - Limite de 4.100 utilizadores
Paço de Arcos – Limite de 1.000 utilizadores
Caxias – Limite de 1.700 utilizadores

 
Para cumprimento da legislação em vigor e por forma a garantir as melhores condições de segurança aos banhistas, o Município de Oeiras realizou um investimento superior a 400.000€ nas seguintes medidas:
  • Assistência a banhistas - através da contratação de 22 nadadores-salvadores e todos os equipamentos necessários para o efeito;
  • Limpeza e desinfeção regular dos equipamentos e principais superfícies de contacto - tampas dos ecopontos, chuveiros, lava-pés, instalações sanitárias, papeleiras e corrimões;
  • Colocação de instalações sanitárias de apoio à prática balnear na Praia de Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias;
  • Instalação de um conjunto de painéis informativos nos parques de estacionamento e nas entradas das praias;
  • Sistema de semáforos e sinalética de contagem da capacidade de carga de cada praia. Este sistema estará ligado à App Info Praia e poderá a partir de casa consultar a ocupação de cada praia, mesmo antes de sair de casa.
  • Para que seja possível respeitar a capacidade máxima de cada praia,  que garanta o distanciamento social de segurança, foram limitadas as entradas no areal através da colocação de baias
  • Por outro lado, os parques de estacionamento informais, foram também fechados, como é o caso da Fontaínhas. No que respeita aos parques de estacionamento formais, foram limitados os dias de utilização, como é o caso do estacionamento do Jardim Municipal de Oeiras que estará encerrado aos fins de semana e feriados. 

​Regras de utilização das praias:

  • Consulte os painéis informativos na entrada de cada praia, onde terá informação sobre as entradas e saídas disponíveis, equipamentos de apoio à prática balnear, corredores de circulação e zonas reservadas e grupos de escolas e pessoas com mobilidade reduzida;
  • Mantenha o distanciamento físico de segurança, 3 metros entre chapéus e 1,5 metros entre toalhas;
  • Use sempre calçado nas rampas de acesso às praias, apoios de praia, chuveiros, lava-pés e instalações sanitárias; 
  • É obrigatório o uso de máscara ou viseira nos apoios de praia e instalações sanitárias;
  • Coloque os resíduos nos ecopontos de praia, as tampas são desinfetadas regularmente;
  • Não abandone máscaras e luvas, coloque-as no contentor para resíduos indiferenciados;
  • Solicite o seu eco-cinzeiro junto dos concessionários ou nadadores-salvadores e reutilize-o sempre que visita a praia.
 
Relativamente às praias dos Pescadores, da Cruz-Quebrada, Dafundo e Algés, é permitida a estadia e permanência, sendo garantida a limpeza e manutenção dos areais, de qualquer forma é desaconselhada a prática de banhos pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Ainda que existam novas regras, as praias de Oeiras continuam a ser de excelência. Este ano foram todas galardoadas com Bandeira Azul.
Queremos que usufrua! Respeite todas as indicações de forma a permitir, em condições de segurança, o usufruto por todos.
 
 
O Presidente do Município de Oeiras,
Isaltino Morais

 

 

 
app01.PNG

 
cinzeiros.jpgbaias.jpgcontentores.jpg 

 

 

 

 

 
notícia
Publicado hoje às 17:07
Assembleia Municipal de Oeiras | Sessão Extraordinária Nº 13/2020
Na terça-feira, dia 22 de setembro, assista em direto a partir das 15h00, à reunião da Assembleia Municipal de Oeiras através do facebook do Município ou youtube da Assembleia Municipal de Oeiras.
Publicado hoje às 15:35
Oeiras segue aposta na captação de empresas e investimento com novo Balcão de Apoio Técnico
O BAIE disponibiliza um serviço, gratuito e personalizado, que visa apoiar e dar respostas aos seus empresários e respetivas empresas, de âmbito local, regional, nacional e internacional, em articulação com outras instituições públicas e privadas.
Publicado 16/09/2020 às 10:52
Equipamentos sociais requalificados e primeiro columbário do país inaugurados na sexta-feira
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, no dia 18 de setembro vai proceder à inauguração de equipamentos sociais e o primeiro Columbário do país. Vai também visitar as obras realizadas na creche 'O Chorão' na Laje.
Publicado 15/09/2020 às 22:13
Município de Oeiras atualiza medidas de prevenção e combate à COVID-19
O Município de Oeiras continua atento à evolução pandémica e à adoção das medidas necessárias, em linha com as recomendações das autoridades de saúde locais e nacionais.
Publicado 15/09/2020 às 14:48
Newsletter Informativa Nº 12
Conheça as últimas notícias do concelho de Oeiras, consultando a Newsletter Nº 12 do Município.
Comunicado | Época balnear em Oeiras - Orientações e Novas Regras