Publicado 29/11/2018 às 14:50

Oeiras dá nova vida aos plásticos das praias

A praia de Santo Amaro de Oeiras foi este verão palco de uma iniciativa inédita que consistiu em desafiar os veraneantes a dar um destino adequado aos materiais e resíduos plásticos produzidos enquanto permaneciam na praia.

Para o efeito foi colocado no areal um plasticódromo : um depósito onde os utilizadores da praia colocaram o plástico para que pudesse ter uma nova vida e não acabasse no mar.

O plasticódromo, que ali permaneceu durante três dias, teve a particularidade de informar o número de artigos recolhidos a cada hora, dando ainda a conhecero respetivo peso em quilos, a cada novo dia.

Os plásticos recolhidos no âmbito deste projeto serão transformados em aparelhos de circuito de atividade física e instalados naquela praia.

Este projeto é promovido pelo Lidl Portugal em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3e), a Quercus e a Agência Portuguesado Ambiente (APA).

O Município de Oeiras associou-se ao projeto pela relevância do seu objetivo de contribuir para um planeta mais sustentável.

Assinale-se que Oeiras tem sido um bom exemplo nacional no que diz respeito à promoção da redução do consumo de plástico e na sua reutilização e valorização.

Publicado 13/10/2020 às 15:58
Final da edição de 2020 do Oeiras Eco Rally
As equipas tiveram de demonstrar a sua eficácia realizando a melhor gestão possível do consumo ao longo de todo o percurso e assegurar a regularidade evitando penalizações nos distintos controlos efetuados pela organização.
Publicado 21/08/2020 às 15:31
Oeiras renova equipamentos de recolha de Óleos Alimentares Usados
O Município de Oeiras procedeu à substituição de 19 Oleões obsoletos e em elevado estado de degradação, perfazendo a instalação de um total de 60 novos equipamentos por todo o concelho.
Publicado 07/08/2020 às 11:06
Projeto 'More Swiming Moments' nas praias de Oeiras
O Município de Oeiras adere ao projeto que dota as praias do concelho com cadeiras de rodas de praia, pensadas e construídas para assegurar que crianças e jovens possam usufruir desta área de lazer.
Publicado 23/07/2020 às 18:15
Campeonato Nacional de Voleibol de Praia | Campeonato Lidl 2020
A Etapa Oeiras irá decorrer de 21 a 26 de julho no campo de voleibol de praia do Clube de Voleibol de Oeiras.
Publicado 21/07/2020 às 17:52
Oeiras recebe projeto pioneiro digital de Saúde Pública
A partir de dia 22 de julho, os utilizadores da praia de Santo Amaro de Oeiras vão ser os primeiros a usufruir de um novo projeto inovador de Saúde Pública.
Oeiras dá nova vida aos plásticos das praias