Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
InvestirSustentabilidadeOeiras Smart City

Oeiras Smart City

 
Será Oeiras uma cidade inteligente?
 

O que é uma cidade inteligente? 


 
O que é uma cidade inteligente? Como medimos o nível de uma cidade inteligente em detrimento de outras que não o são? O conceito assenta na premissa que uma cidade inteligente é aquela que usa os seus recursos e usa a tecnologia para melhorar a sua eficiência e a sua prestação de serviços aos seus cidadãos. É aquela cidade que com recursos à tecnologia tem uma resposta célere e eficaz junto dos problemas e deficiências com que a cidade se depara.

 
Será Oeiras uma cidade inteligente? E qual a importância do cidadão no meio em que se insere? Uma cidade que não sendo cidade é um concelho onde a dinâmica é semelhante à dinâmica de uma cidade. 

 
Dividimos o concelho em quatro: o planeamento urbano, a governança, a tecnologia de informação e você, ou seja, as pessoas. No fim misturamos tudo e vemos o resultado. Resultado este que resulta nesta nossa Oeiras, aquela que todos nós, diariamente, construímos. Esta é a história, a história de uma terra e de pessoas que, juntas, partilham dificuldades mas também resoluções. Que Oeiras é esta?

 

Planeamento


 
Uma cidade inteligente não se desenvolve sem um planeamento estratégico. Nem sempre é fácil: reconstrói-se uma cidade com bases do passado, com uma edificação já existente. O segredo é ser-se estratégico. Tem de se planear o futuro respeitando a autenticidade do território.

 

Governança


 
A autarquia de Oeiras na gestão da cidade é que define os recursos e as políticas de gestão e funcionamento da cidade. Mas não está só, a autarquia gosta de convidar as empresas e os munícipes a participarem no processo decisório. São exemplos disso mesmo o Orçamento participativo, o Programa Oeiras Solidaria, o grupo Oeiras 21+, a Fábrica do Empreendedor entre outras. Há sempre espaço para mais porque em 172 mil habitantes há sempre um que pode não se sentir representado.

 

Tecnologia


 
Vive-se um novo paradigma social. Cada pessoa tem ligada a si um qualquer objeto tecnológico. Já não comunicamos da mesma maneira que os nossos avós. Utilizar a tecnologia em prol do cidadão não só é inteligente como eficiente. Procura-se a maturidade tecnológica na resolução de problemas. Queremos ser mais rápidos, mais competentes. Agora estamos perto de ter uma maior proximidade com o cidadão. Sim, consigo.

 

Pessoas


 
O que seria uma cidade sem as pessoas? Vazia de sentido. Por isso, independentemente do planeamento ou da governança ou ainda da tecnologia, você é o que conta. Cada um dos 172 mil habitantes de Oeiras é que faz desta Oeiras o Concelho que é.


 
Você está em
SustentabilidadeOeiras Smart City
Oeiras Smart City