Publicado 20/10/2020 às 12:38

Já arrancaram as candidaturas ao Programa de Cooperação Técnica e Científica, para os alunos do ensino superior

​Oeiras procura projetos inovadores para desenvolvimento local e lança desafio aos universitários para que contribuam para a criação de um território mais inteligente e sustentável

No dia 21 de outubro, arrancam as candidaturas ao Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município de Oeiras e as Instituições de Ensino Superior, cujo intuito é estimular a criatividade dos alunos do Ensino Superior, incentivando-os a candidatarem-se com projetos inovadores, que apresentem soluções para áreas prioritárias definidas pelo Município.

A proposta é que os alunos dinamizem trabalhos de investigação que potenciem a programação e a ação do Município em várias áreas de atuação, contribuindo para dar resposta às problemáticas mais emergentes e à procura de soluções que permitam o apoio à decisão em benefício dos cidadãos, instituições e empresas.

Os candidatos devem apresentar projetos inovadores em termos metodológicos e/ou tecnológicos, que contribuam para a criação de um território inteligente e sustentável. É essencial que os projetos tenham como base os dados referentes ao território de Oeiras, que se pretendem ver analisados e reutilizados.

Nesta edição de 2020/2021, os projetos devem dar resposta às problemáticas de uma das 5 temáticas lançadas, nomeadamente: Adaptação às Alterações Climáticas; Ambiente Construído, Prática de Atividade Física e Oferta Desportiva Qualificada; A Utilização dos Dados Lidar/Laser Scan – Que desafios?; Eficiência Energética na Iluminação Pública; e, Gestão de Resíduos Urbanos.

As candidaturas podem ser realizadas online entre 21 de outubro e 30 de novembro de 2020, em https://programacooperacao.oeirasvalley.com/

As duas melhores ideias de projetos apresentadas serão premiadas, através da atribuição de bolsa, no valor de 5.000€ cada, promovendo-se, assim, o seu desenvolvimento ao longo de 2021.  E lança desafio contribuam para a criação de um território mais inteligente e sustentável

O Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município de Oeiras e as Instituições de Ensino Superior insere-se no âmbito da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia, que tem como objetivo a constituição e projeção de Oeiras como centro internacional de ciência e inovação, com uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território, em três grandes esferas: 1) educação e sociedade; 2) inovação; 3) internacionalização.

Estre programa pretende sustentar-se numa visão estratégica de evolução do conhecimento, da economia, da coesão social e da sustentabilidade, na mesma linha da estratégia de desenvolvimento territorial do Município, definida/reforçada pelo principal instrumento de gestão do território, o Plano Diretor Municipal.

Nesse sentido, a visão preconizada para o território será “Fazer Oeiras uma Cidade Sustentável”, preparando-o para os novos desafios que se colocam numa ótica de equilíbrio entre os pilares ambiente, economia, sociedade e governação local.

• Maratona “Cientistas em Casa”
    Publicado 23/11/2020 às 16:12
    Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia | Município de Oeiras financia projetos de topo que não conseguiram fundos europeus
    Foi assinado no dia 24 de novembro, um protocolo com a Fundação Calouste Gulbenkian para a criação do “Oeiras – ERC Frontier Research Incentive Awards”, um prémio de incentivo à investigação científica.
    Publicado 23/11/2020 às 12:03
    Este ano, oeiras sobe para 13 o número de melhores alunos distinguidos
    Este ano, e pela primeira, a distinção aos melhores alunos do concelho de Oeiras é alargada.
    Publicado 18/11/2020 às 10:46
    Dia Aberto Virtual
    O IGC está a preparar o Dia Aberto, este ano em modo virtual.
  • Consultar programa
  • Oeiras celebra mês da Ciência
    O Município de Oeiras celebra o mês da Ciência com o objetivo de reforçar a proximidade e o envolvimento dos cidadãos em torno de temas da ciência, e, dessa forma, consolidar a inovação e a tecnologia como parte da identidade do território.