municipio-de-oeiras-investe-em-ciencia
Publicado 17/09/2019 às 17:33

Município de Oeiras vai investir 1,8 milhões de euros por ano em Ciência

O Município de Oeiras apresentou no dia 17 de setembro, a sua estratégia para a Ciência e Tecnologia, de 2020 a 2025. Oeiras vai investir cerca de 1,8 milhões de euros, por ano, para implementar esta Estratégia, tornando-se no primeiro município a disponibilizar uma verba exclusivamente para a ciência. A apresentação decorreu no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas.

Com a Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia, o Município quer afirmar-se como centro internacional de ciência e inovação, criando algo de inédito em Portugal: uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território em três grandes esferas: 1) educação e sociedade; 2) inovação; 3) internacionalização. Para tal, a Estratégia envolve as instituições científicas de Oeiras, mas com a perspetiva de alargamento a outras na periferia do concelho, pretende ainda envolver empresas e cidadãos e também atrair alunos, cientistas, empreendedores e mais empresas para o território.

"O Município de Oeiras tem condições únicas a nível nacional e internacional, que posicionam o território como um ecossistema de referência nas áreas da ciência e inovação. Aqui está sedeada uma grande quantidade de empresas de base científico-tecnológica, bem como várias universidades e institutos científicos de excelência",

afirma o Presidente Isaltino Morais, explicando que foram estas condições que levaram o Município a lançar esta Estratégia.

Vereador CMO Pedro Patacho redim.jpg

A Estratégia prevê o desenvolvimento do Programa Ciência Aberta a Oeiras para aproximar munícipes e a comunidade escolar da Ciência, através da realização de uma série de ações, tais como um Festival da Ciência e o Ensino Experimental das Ciências. Por outro lado, por forma a aliar a ciência e conhecimento científico com os negócios, será criada uma estrutura dedicada ao acompanhamento dos cientistas, no que toca à proteção e exploração da propriedade intelectual, bem como incubadoras e programas de financiamento. Para acelerar a internacionalização de Oeiras, a Estratégia prevê a criação dos Prémios de Ciência e Inovação, destinados a reconhecer cientistas e empreendedores nacionais e estrangeiros, o desenvolvimento de um programa formal de visitas, hospedando os melhores cientistas do mundo, e a criação do International Collaborative Center, uma infraestrutura que vai funcionar como íman de investigadores e empreendedores nacionais e internacionais.

A Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia surge no âmbito do programa Oeiras Valley, lançado oficialmente em maio, pelo Município de Oeiras, com o objetivo de criar o maior ecossistema de inovação do país, favorecendo a instalação de empresas de base tecnológica, farmacêutica, nanotecnológica e de investigação.

Publicado 11/01/2021 às 18:05
Presidente da Câmara Municipal de Oeiras visita agrupamento de escolas de Carnaxide e Queijas
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, visitou quatro equipamentos escolares do Agrupamento de Escolas de Carnaxide e Queijas.
Publicado 06/01/2021 às 10:25
Município instala bancadas telescópicas em escolas secundárias
Município comparticipa financeiramente a instalação de bancadas telescópicas nos auditórios das Escolas Secundárias Luís de Freitas Branco e Camilo Castelo Branco.
Publicado 05/01/2021 às 11:19
Encontro Científico dos Alunos do Programa de Pós-Graduação Ciência para o Desenvolvimento
Nos próximos dias 6, 7 e 8 de janeiro de 2021 irá decorrer o IV Encontro Científico dos Alunos do PGCD Evento Online
Publicado 21/12/2020 às 16:59
Nova creche 'O Pombal' com capacidade para mais crianças
Além do acréscimo da capacidade de lotação para crianças em creche, foram feitas remodelações no interior do edifício, dotando-os de melhores condições e mais espaço.
Publicado 18/12/2020 às 18:28
ITQB em Oeiras desenvolve teste rápido e inovador para a Covid-19
O Município de Oeiras felicita o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA) e a equipa de investigadores que implementou um teste rápido e inovador para a COVID-19.
Município de Oeiras vai investir 1,8 milhões de euros por ano em Ciência