municipio-de-oeiras-investe-em-ciencia
Publicado 17/09/2019 às 17:33

Município de Oeiras vai investir 1,8 milhões de euros por ano em Ciência

O Município de Oeiras apresentou no dia 17 de setembro, a sua estratégia para a Ciência e Tecnologia, de 2020 a 2025. Oeiras vai investir cerca de 1,8 milhões de euros, por ano, para implementar esta Estratégia, tornando-se no primeiro município a disponibilizar uma verba exclusivamente para a ciência. A apresentação decorreu no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas.

Com a Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia, o Município quer afirmar-se como centro internacional de ciência e inovação, criando algo de inédito em Portugal: uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território em três grandes esferas: 1) educação e sociedade; 2) inovação; 3) internacionalização. Para tal, a Estratégia envolve as instituições científicas de Oeiras, mas com a perspetiva de alargamento a outras na periferia do concelho, pretende ainda envolver empresas e cidadãos e também atrair alunos, cientistas, empreendedores e mais empresas para o território.

"O Município de Oeiras tem condições únicas a nível nacional e internacional, que posicionam o território como um ecossistema de referência nas áreas da ciência e inovação. Aqui está sedeada uma grande quantidade de empresas de base científico-tecnológica, bem como várias universidades e institutos científicos de excelência",

afirma o Presidente Isaltino Morais, explicando que foram estas condições que levaram o Município a lançar esta Estratégia.

Vereador CMO Pedro Patacho redim.jpg

A Estratégia prevê o desenvolvimento do Programa Ciência Aberta a Oeiras para aproximar munícipes e a comunidade escolar da Ciência, através da realização de uma série de ações, tais como um Festival da Ciência e o Ensino Experimental das Ciências. Por outro lado, por forma a aliar a ciência e conhecimento científico com os negócios, será criada uma estrutura dedicada ao acompanhamento dos cientistas, no que toca à proteção e exploração da propriedade intelectual, bem como incubadoras e programas de financiamento. Para acelerar a internacionalização de Oeiras, a Estratégia prevê a criação dos Prémios de Ciência e Inovação, destinados a reconhecer cientistas e empreendedores nacionais e estrangeiros, o desenvolvimento de um programa formal de visitas, hospedando os melhores cientistas do mundo, e a criação do International Collaborative Center, uma infraestrutura que vai funcionar como íman de investigadores e empreendedores nacionais e internacionais.

A Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia surge no âmbito do programa Oeiras Valley, lançado oficialmente em maio, pelo Município de Oeiras, com o objetivo de criar o maior ecossistema de inovação do país, favorecendo a instalação de empresas de base tecnológica, farmacêutica, nanotecnológica e de investigação.

Publicado 30/06/2020 às 15:40
Quatro escolas de Oeiras no top 10 das melhores do distrito de Lisboa
A Escola Secundária de Miraflores, a Escola Secundária Prof. José Augusto Lucas, a Secundária Sebastião e Silva e a Secundária da Quinta do Marquês, partilham o top 10 com outras seis escolas públicas do concelho de Lisboa.
Publicado 29/06/2020 às 15:52
Criada equipa para desenvolver estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025
A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a constituição da equipa que irá desenvolver a Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia para os próximos cinco anos.
Publicado 06/06/2020 às 17:02
Época Balnear em Oeiras | Reserva de Espaço para Grupos Escolares
O Município de Oeiras disponibiliza, sob marcação prévia, àreas reservadas nas praias para Grupos Escolares.
Publicado 05/06/2020 às 17:09
Município de Oeiras conclui requalificação do exterior da EB/JI Amélia Vieira Luís
O Município de Oeiras deu por concluídas as obras de requalificação dos espaços exteriores da EB/JI Amélia Vieira Luís, em Carnaxide.
Publicado 04/06/2020 às 16:30
Requalificação dos espaços exteriores da EB/JI Amélia Vieira Luís