Portal Institucional
Publicado 16/12/2020 às 14:02

Covid 19: Oeiras reforça apoio às micro e pequenas empresas

Oeiras já isentou empresas em perto de 1 milhão de euros, desde abril de 2020

Desde o início da pandemia que o Município de Oeiras tem prestado apoio às micro e pequenas empresas do concelho, que devido aos constrangimentos causados pela atual pandemia se encontram em risco real de colapso, o que se traduz em efeitos recessivos na economia local e no crescimento do desemprego, com as implicações sociais que tal potencia.

Fazendo estas empresas parte da estrutura elementar económica do concelho, a Câmara Municipal de Oeiras pretende contribuir para a sua recuperação e regresso à atividade, pelo que aprovou um novo período de isenção de pagamento de remunerações em imóveis municipais cedidos para fins não habitacionais, para os meses de novembro e dezembro de 2020, abdicando, desta feita, de uma receita total de 234.980,54€. Deste modo, as empresas que desenvolvem atividades de restauração e bebidas ou hotelaria em imóveis municipais ficam, neste período, isentas do pagamento de remunerações ao Município. Esta isenção estende-se aos espaços comerciais sitos em bairros municipais e aos armazéns do Bairro do Alto dos Barronhos e também aos mercados e feiras.

Relativamente às entidades que já tenham pontualmente efetuado os pagamentos, designadamente do mês de novembro, o Executivo Municipal deliberou que seja emitida a correlata nota de crédito.

A deliberação aprovada pelo Executivo Municipal segue agora para a Assembleia Municipal.

Recorde-se que as primeiras medidas de apoio e estímulo à economia local foram tomadas pela autarquia quase de imediato após o início da Pandemia, nomeadamente entre abril e junho de 2020. Uma dessas medidas foi a isenção de pagamento de taxas de ocupação de via pública com esplanadas até 31 de dezembro de 2021, bem como a viabilização da criação de novas estruturas deste tipo e o alargamento das já existentes, em todos os casos em que o espaço físico o permita.

O valor total de isenções para apoio às micro e pequenas empresas aplicadas pelo Município, desde abril até agora, ascende ao valor total de perto de 1 milhão de euros.

Ação Social
Publicado 14/04/2021 às 16:20
Município de Oeiras reforça Apoio a Instituições para disponibilizarem mais refeições
Publicado 09/04/2021 às 19:33
Novo edifício da PHC Software e escultura de homenagem a Nelson Mandela inaugurados no Taguspark
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, assinalou esta manhã dois momentos de grande significado para o Município e para o Taguspark.
Publicado 08/04/2021 às 10:45
Oeiras aprova reforço de verbas, no montante de 310.000,00€, a entidades parceiras do Fundo de Emergência Social
Para garantir que as entidades sociais locais parceiras no Fundo de Emergência Social (FES) tenham disponibilidade financeira para dar resposta às situações de maior vulnerabilidade social, que se têm agravado no atual contexto epidemiológico.
Publicado 07/04/2021 às 16:00
Oeiras Valley é a nova casa da PHC Software
A tecnológica portuguesa inaugura a sua nova sede no Taguspark
Publicado 31/03/2021 às 16:13
EEA Grants 2014-2021 | Programa Crescimento Azul
Até às 12h00 de Portugal Continental do dia 31 de maio estão a decorrer as candidaturas para o apoio que se enquadra no Programa Crescimento Azul.
Covid 19: Oeiras reforça apoio às micro e pequenas empresas