Smart Cities Summit 2019
Publicado 20/05/2019 às 17:16

Oeiras no Portugal Smart Cities Summit 2019

O Município de Oeiras vai participar no Portugal Smart Cities Summit 2019, apostando na presença de projetos inovadores sobre o território de Oeiras e desenvolvidos por empresas aqui sediadas. Este evento tem lugar de 21 a 23 de maio, na FIL (Parque das Nações).

Oeiras pretende envolver munícipes, instituições e empresas nos processos de identificação, de decisão e de desenvolvimento conjunto de projetos, focando-se nas Comunidades Inteligentes e nos Cidadãos Inteligentes, integrando-se aqui os conceitos de colaboração, conetividade, inovação, sustentabilidade e inclusão. Suportando várias dimensões inter-relacionadas e estabelecendo a sustentabilidade aliada à tecnologia e inovação como princípio, o objetivo último é a construção e consolidação progressiva da inteligência urbana do Município.

Neste Portugal Smart Cities Summit 2019 Oeiras vai mostrar as principais iniciativas de Cidade Inteligente, já implementadas ou em desenvolvimento.

No stand de Oeiras vai ser possível conhecer: projetos BIM (Building Information Modelling), com a Teixeira Duarte; projetos nas áreas da robótica e do desenvolvimento aplicacional por alunos do ensino superior e secundário; projetos na área dos sistemas de informação geográfica, dados LIDAR e plataformas relacionadas com promoção de eficiência energética, com a Municípia; projetos de duas startups sedeadas no Taguspark; drone salva vidas dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, único em Portugal; a Ecorally Oeiras, promovida pela Ecomood; entre muitos outros projetos e iniciativas que estão a acontecer neste território.

A Teixeira Duarte irá partilhar a sua experiência na utilização do BIM (Building Information Modelling). O BIM é uma abordagem tecnológica inovadora que está a revolucionar o setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.
Estão previstas duas apresentações intituladas “Digitalizar a Construção: o BIM na Teixeira Duarte“ nas seguintes datas:

22.05.2019 |Quarta-feira | 16h10 até 16h25
23.05.2019 | Quinta-feira | 10h45 até 11h00

- Saiba mais aqui sobre o Portugal Smart Cities Summit 2019 | Consulte o Programa.

smartcities-1.jpgsmartcities2.jpg

Publicado 20/10/2020 às 12:38
Já arrancaram as candidaturas ao Programa de Cooperação Técnica e Científica, para os alunos do ensino superior
Oeiras procura projetos inovadores para desenvolvimento local e lança desafio aos universitários para que contribuam para a criação de um território mais inteligente e sustentável.
Publicado 20/10/2020 às 09:46
Concurso Público | Espaço de restauração e bebidas
Concurso Público para Concessão de Uso Privativo para Instalação e Exploração de um espaço de restauração e bebidas no edifício designado ‘Pavilhão do Jardim’ no Jardim Municipal, em Paço de Arcos.
Publicado 09/10/2020 às 16:16
Lançamento da primeira pedra da empresa Miniclip no TagusPark
O novo edifício já em construção, denominado de "Simulador II", representa um investimento de 11 milhões de euros por parte do Taguspark.
Publicado 29/09/2020 às 11:03
Oeiras premeia melhores projetos de inovação | Prémio Oeiras Valley
Este prémio visa premiar os melhores projetos com enfoque na área da inovação e empreendedorismo, desenvolvidos por professores e alunos de mestrado, pós-graduação e licenciatura das principais Universidades e Institutos a nível nacional e internacional.
Publicado 25/09/2020 às 18:09
Programa de Cooperação Técnica e Científica
Este programa de Cooperação Técnica e Científica tem como objetivo premiar, através da atribuição de bolsa, o desenvolvimento e a dinamização de projetos com base em dados referentes ao território de Oeiras, fomentando assim a sua análise e reutilização.
Oeiras no Portugal Smart Cities Summit 2019