Publicado 29/05/2019 às 10:59

Município de Oeiras marcou presença no Portugal Smart Cities Summit 2019

​O Município de Oeiras marcou presença no Portugal Smart Cities Summit 2019 com projetos inovadores sobre o território de Oeiras e desenvolvidos por empresas aqui sediadas.

Sob o conceito de Oeiras Valley, programa com o objetivo de criar o maior ecossistema de inovação do país e com o qual se pretende expor o que de melhor se faz nos setores mais inovadores da economia e da ciência, esta participação pretendeu mostrar as principais iniciativas, já implementadas ou em desenvolvimento.

No stand de Oeiras foi possível conhecer os projetos BIM (Building Information Modelling) através de duas apresentações “Digitalizar a Construção: o BIM na Teixeira Duarte“, realizadas pela Teixeira Duarte, empresa sedeada em Oeiras que acompanhou o Município nesta exposição com este projeto, que representa uma abordagem tecnológica inovadora que está a revolucionar o setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

O Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra e a Escola Secundária Quinta do Marquês marcaram presença com projetos nas áreas da robótica, com a construção de pequenos robots em lego movidos por uma aplicação e o projeto Astro Pi, que permite programar um minicomputador a bordo da Estação Espacial Internacional; e na área do desenvolvimento de aplicações, com o projeto App’s For Good. Estes alunos do ensino superior, secundário e básico divertiram-se e viveram uma experiência diferente e motivadora.

A Universidade Atlântica esteve presente com o projecto Brandseye, inteligência social e análise de sentimentos que tem como objetivo perceber o comportamento do consumidor sobre uma marca, empresa, cidade ou produto, através do que é, genuinamente, e publicamente, partilhado online. Utilizando softwares de big data, inteligência artificial e machine learning, é possível, num espaço curto de tempo, obter grande volume de informação sobre o tema em estudo que depois, através da análise semântica de texto, interpreta automaticamente os dados.

A Municípia marcou presença com projetos na área dos sistemas de informação geográfica, dados LIDAR e a Green Energy, plataforma que ajuda a promover eficiência energética dos edifícios. Esteve presente também o Projeto Oeiras 30+, que suscitou bastante curiosidade. Este projeto de solidariedade consistiu na oferta aos 30 municípios com mais de 20% do território ardido nos grandes incêndios de 2017 de um conjunto de imagens aéreas, e na criação de ortofotomapas de alta resolução espacial, bem como na disponibilização de uma plataforma informática para apoio técnico tanto aos Municípios como para consulta da população em geral.

O drone salva vidas de apoio às praias e à Proteção Civil, dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos e o EcoKart, da Ecomood, foram duas das atrações no stand de Oeiras, tendo gerado curiosidade e até alguma animação.

Por fim as duas startups da Incubadora do Taguspark: a Nocktronics, empresa com soluções End-to-End (E2ES) que esteve presente com o projeto Ferfonia, desenvolvido para a empresa Fertagus S.A,, que consiste num retrofit do equipamento de áudio embarcado; e a Aquamore, que levou um sistema inovador que apenas permite que a água fria saia pela torneira quando está quente, evitando o desperdício quando apenas se pretende água quente. O sistema Aquamore injeta a água novamente na canalização de água fria. Quando regista a temperatura desejada esta tecnologia normaliza o fluxo de água.

Esta última startup venceu o Prémio Startups, atribuído pela organização deste evento.No Portugal Smart Cities Summit 2019 Oeiras mostrou o que de melhor se faz na tecnologia, ciência, educação, inovação e inteligência territorial em Portugal.

1-smartcities.jpg2-smartcities.jpg

Publicado 19/11/2020 às 11:45
Papeleiras inteligentes e cinzeiros são a nova aposta do Município de Oeiras
Para além de fomentarem o aumento da higiene urbana, melhoram a capacidade do Município em relação à salubridade dos arruamentos, envolvendo simultaneamente os munícipes num esforço coletivo em prole da melhoria ambiental.
  • Consultar programa
  • Oeiras celebra mês da Ciência
    O Município de Oeiras celebra o mês da Ciência com o objetivo de reforçar a proximidade e o envolvimento dos cidadãos em torno de temas da ciência, e, dessa forma, consolidar a inovação e a tecnologia como parte da identidade do território.
    Publicado 20/10/2020 às 12:38
    Já arrancaram as candidaturas ao Programa de Cooperação Técnica e Científica, para os alunos do ensino superior
    Oeiras procura projetos inovadores para desenvolvimento local e lança desafio aos universitários para que contribuam para a criação de um território mais inteligente e sustentável.
    Publicado 20/10/2020 às 09:46
    Concurso Público | Espaço de restauração e bebidas
    Concurso Público para Concessão de Uso Privativo para Instalação e Exploração de um espaço de restauração e bebidas no edifício designado ‘Pavilhão do Jardim’ no Jardim Municipal, em Paço de Arcos.
    Publicado 09/10/2020 às 16:16
    Lançamento da primeira pedra da empresa Miniclip no TagusPark
    O novo edifício já em construção, denominado de "Simulador II", representa um investimento de 11 milhões de euros por parte do Taguspark.
    Município de Oeiras marcou presença no Portugal Smart Cities Summit 2019