Portal Institucional
Publicado 16/12/2020 às 14:02

Covid 19: Oeiras reforça apoio às micro e pequenas empresas

Oeiras já isentou empresas em perto de 1 milhão de euros, desde abril de 2020

Desde o início da pandemia que o Município de Oeiras tem prestado apoio às micro e pequenas empresas do concelho, que devido aos constrangimentos causados pela atual pandemia se encontram em risco real de colapso, o que se traduz em efeitos recessivos na economia local e no crescimento do desemprego, com as implicações sociais que tal potencia.

Fazendo estas empresas parte da estrutura elementar económica do concelho, a Câmara Municipal de Oeiras pretende contribuir para a sua recuperação e regresso à atividade, pelo que aprovou um novo período de isenção de pagamento de remunerações em imóveis municipais cedidos para fins não habitacionais, para os meses de novembro e dezembro de 2020, abdicando, desta feita, de uma receita total de 234.980,54€. Deste modo, as empresas que desenvolvem atividades de restauração e bebidas ou hotelaria em imóveis municipais ficam, neste período, isentas do pagamento de remunerações ao Município. Esta isenção estende-se aos espaços comerciais sitos em bairros municipais e aos armazéns do Bairro do Alto dos Barronhos e também aos mercados e feiras.

Relativamente às entidades que já tenham pontualmente efetuado os pagamentos, designadamente do mês de novembro, o Executivo Municipal deliberou que seja emitida a correlata nota de crédito.

A deliberação aprovada pelo Executivo Municipal segue agora para a Assembleia Municipal.

Recorde-se que as primeiras medidas de apoio e estímulo à economia local foram tomadas pela autarquia quase de imediato após o início da Pandemia, nomeadamente entre abril e junho de 2020. Uma dessas medidas foi a isenção de pagamento de taxas de ocupação de via pública com esplanadas até 31 de dezembro de 2021, bem como a viabilização da criação de novas estruturas deste tipo e o alargamento das já existentes, em todos os casos em que o espaço físico o permita.

O valor total de isenções para apoio às micro e pequenas empresas aplicadas pelo Município, desde abril até agora, ascende ao valor total de perto de 1 milhão de euros.

Publicado 26/02/2021 às 11:22
Oeiras atribuiu ajuda a promover programas de saúde em meio escolar
O Município de Oeiras vai atribuir uma comparticipação financeira à Associação Prevenir, destinado ao acompanhamento ao Programa “Nino e Nina: Programa de Competências”, “Programa Crescer a Brincar” e “Programa Eu passo…” no ano letivo 2020/2021.
Publicado 22/02/2021 às 15:34
Município atribui 938.000,00€ a associações desportivas de Oeiras
Publicado 19/02/2021 às 15:28
Oeiras reforça verbas a entidades parceiras no Fundo de Emergência Social
A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a atribuição de uma comparticipação financeira no valor global de 100.000,00€ (cem mil euros) a 10 entidades parceiras, incluídas no Fundo de Emergência Social (FES).
Publicado 10/02/2021 às 12:40
Oeiras aprova reforço de verbas excecional a entidades parceiras do fundo de emergência social
A Câmara Municipal de Oeiras aprovou reforçar em 104.000€ as verbas disponíveis para a execução financeira dos processos desta medida municipal.
Publicado 06/02/2021 às 19:42
Câmara de Oeiras entregou equipamento tecnológico a escolas do concelho no arranque oficial do ensino online
1366 tablets, 1200 routers, 14 computadores portáteis e 18 webcams serão distribuídas pelos agrupamentos escolares de Oeiras.
Covid 19: Oeiras reforça apoio às micro e pequenas empresas