Publicado 29/07/2020 às 11:54

Oeiras promove a empregabilidade e o empreendedorismo

​​​​​

A Câmara Municipal de Oeiras quer manter no concelho estruturas de apoio à capacitaçã​o, formação e valorização dos munícipes na área da empregabilidade e do empreendedorismo social, bem como assegurar parcerias que visem a promoção e facilitação dos processos de inserção profissional, o fomento do empreendedorismo social e dar resposta a estas problemáticas junto das populações mais desprotegidas pelo atual contexto socioeconómico. Neste sentido, o Executivo Municipal aprovou a atribuição de uma comparticipação financeira no montante global de 19.890,00€ à Agência de Empreendedores Sociais (SEACOOP) para apoio ao funcionamento da Fábrica do Empreendedor de Oeiras, instalada desde 2016 em Outurela/Portela.

Esta decisão teve em conta o papel relevante que a Fábrica do Empreendedor tem tido na promoção do desenvolvimento local a partir da empregabilidade, acompanhando as comunidades na identificação da resposta qualificativa mais adequada, na integração no mercado de trabalho e no apoio à criação de emprego e autoemprego.

A Fábrica do Empreendedor apresenta-se como um projeto de parceria entre o Município de Oeiras e a SEACOOP, com o objetivo de criar soluções inovadoras e de elevado impacto social assentes no desenvolvimento de uma Economia Social e Solidária, centrando a sua ação nas áreas do Empreendedorismo, Emprego, Formação, Animação Territorial, Consultoria e Investigação.

Na área de emprego, durante o ano de 2019, a Fábrica do Empreendedor atingiu 68 colocações de emprego, efetuou 118 atendimentos, encaminhou 124 utentes para ofertas de emprego e conduziu 42 utentes para ações de formação. Relativamente à área do empreendedorismo, foram atendidos 44 potenciais empreendedores.

Refira-se que a intervenção da Agência de Empreendedores Sociais assume um papel cada vez mais importante, na medida em que, reforçado pelo atual contexto pandémico, o impacto socioeconómico que estamos a assistir em determinados grupos, tem agravado a desigualdade, em especial nos trabalhos menos protegidos e remunerados, assim como junto dos jovens, dos trabalhadores mais velhos, das mulheres e dos migrantes, pelo que é necessária uma intervenção especializada junto das comunidades mais fragilizadas.

Publicado 25/11/2020 às 11:32
CENSOS 2021 - Recrutamento Delegados Municipais e Delegados Sub-regionais
O Instituto Nacional de Estatística está a realizar o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021, a maior operação estatística nacional.
Publicado 29/09/2020 às 11:03
Oeiras premeia melhores projetos de inovação | Prémio Oeiras Valley
Este prémio visa premiar os melhores projetos com enfoque na área da inovação e empreendedorismo, desenvolvidos por professores e alunos de mestrado, pós-graduação e licenciatura das principais Universidades e Institutos a nível nacional e internacional.
Publicado 03/09/2020 às 10:51
Oeiras assinala o Dia Internacional de Alfabetização
O Município de Oeiras associa-se à Iniciativa Nacional de Educação e Formação de Adultos, Setembro mês da Alfabetização e das Literacias.
  • 10 de setembro
  • Das 14h às 18h
  • Conferência 'Promover a Saúde Mental na Escola'
    Conferência Nacional de Abertura - Projeto PROMEHS - Promover a Saúde Mental na Escola