Portal Institucional
Publicado 15/02/2021 às 16:13

Oeiras alarga prazo para candidaturas ao Programa de Cooperação Técnica e Científica, para os alunos do Ensino Superior

O Município procura projetos inovadores para desenvolvimento local e lança desafio aos universitários para que contribuam para a criação de um território mais inteligente e sustentável

- Candidaturas online até 15 de junho de 2021

Oeiras alargou, até 15 de junho, o prazo para as candidaturas ao Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município e as Instituições de Ensino Superior, cujo intuito é estimular a criatividade dos alunos do Ensino Superior, incentivando-os a candidatarem-se com projetos inovadores, que apresentem soluções para áreas prioritárias definidas pelo Município.

Oeiras desafia os alunos do Ensino Superior a candidatarem-se com propostas de projetos inovadores que contribuam para a sustentabilidade e inteligência do seu território.

O Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município de Oeiras e as Instituições de Ensino Superior tem como objetivo premiar, através da atribuição de bolsa, o desenvolvimento e a dinamização de projetos inovadores com base em dados referentes a este território, fomentando a sua análise e reutilização.

Pretende-se que os projetos contribuam para dar resposta a problemáticas de uma das cinco temáticas lançadas nesta edição: adaptação às alterações climáticas; eficiência energética na iluminação pública; ambiente construído, prática de atividade física e oferta desportiva qualificada; gestão de resíduos urbanos; a utilização dos Dados LIDAR/Laser Scan – que desafios?

O Programa de Cooperação Técnica e Científica prevê a atribuição de duas bolsas, no valor de cinco mil euros (5 000€) cada uma, aos dois candidatos que apresentem as ideias mais inovadoras.
Estas bolsas serão atribuídas para apoiar o desenvolvimento dos trabalhos vencedores ao longo do ano letivo de 2021/2022.

As candidaturas estão abertas até 15 de junho de 2021. Os interessados devem escolher uma das temáticas desta edição, ver se os dados que necessitam existem e estão disponíveis para cedência e candidatar-se, submetendo  uma proposta do projeto que pretendem desenvolver através de formulário próprio, online, disponível em https://programacooperacao.oeirasvalley.com/, onde é possível consultar mais informação.

O Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município de Oeiras e as Instituições de Ensino Superior pretende sustentar-se numa visão estratégica de evolução do conhecimento, da economia, da coesão social e da sustentabilidade, na mesma linha da estratégia de desenvolvimento territorial do Município.

Insere-se no âmbito da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025, que tem como objetivo a constituição e projeção de Oeiras como centro internacional de ciência e inovação, com uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território, em três grandes esferas: 1) educação e sociedade; 2) inovação; 3) internacionalização.

• De 20 a 30 de abril
  • Vários horários.
  • Conversas com Cientistas - Décadas de Ciência para Dias de Vacinas
    Campanha nacional sobre as vacinas contra a COVID-19: Junte-se a estas Conversas com Cientistas.
    Gratuito com inscrição prévia obrigatória
    Publicado 07/04/2021 às 14:27
    Newsletter - Agenda da Ciência do Município de Oeiras | Nº 6 - Abril 2021
    A newsletter apresenta mensalmente um conjunto de notícias sobre a dinâmica científica do concelho, tornando-a mais próxima e acessível aos cidadãos.
  • Mês de abril
  • Agenda Científica - Abril 2021
    A agenda científica do mês de abril apresenta informação atualizada sobre os eventos e iniciativas de divulgação de ciência que decorrem em Oeiras ao longo do corrente mês.
    Publicado 26/03/2021 às 17:43
    Comunicado | Vacinação Covid-19 para Profissionais da Educação
    Durante o fim-de-semana de 27 e 28 de março, 1.500 profissionais do pré-escolar, docentes e não docentes, vão ser vacinados no Centro de Vacinação de Oeiras, no Pavilhão Carlos Queiroz, em Carnaxide.
    Publicado 26/03/2021 às 11:03
    Município de Oeiras vai desenvolver projeto “Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade”
    Projeto municipal foi aprovado pela Secretaria Geral do Ambiente e terá um financiamento de 200 mil euros.