Publicado 23/05/2019 às 15:39

Oeiras lança programa para criação de ecossistema único para os negócios, a ciência e a tecnologia

O Município de Oeiras lançou oficialmente o programa Oeiras Valley, com o objetivo de criar o maior ecossistema de inovação do país, favorecendo a instalação de empresas de base tecnológica, farmacêutica e de investigação. O lançamento marca o início de um novo ciclo no desenvolvimento económico e social de Oeiras.

Trata-se de um programa ambicioso que quer ser a montra do que melhor se faz nos setores mais inovadores da economia e da ciência. O objetivo passa por captar mais investimento para o concelho e colocar Oeiras no radar internacional da inovação e dos negócios. Para atingir estas metas, a estratégia do programa Oeiras Valley assenta em políticas de dinamização económica que têm em conta uma perspetiva integrada do território.

Nesse sentido, até 2026, o município prevê investir perto de 400 milhões de euros na dinamização económica, na educação, habitação, ambiente e inteligência territorial.

“Queremos transformar Oeiras na Silicon Valley portuguesa”, afirma o Presidente da Câmara, Isaltino Morais, acrescentando que “o lançamento do programa Oeiras Valley é a concretização da nossa visão para um município mais moderno, mais inteligente, mais desenvolvido, mais internacional, mas também mais inclusivo”.

Recorde-se que Oeiras tem vindo a assumir-se como uma localização privilegiada para sedes regionais e/ou europeias de empresas multinacionais, sendo um espaço muito competitivo para a instalação de centros de investigação e de centros de competência de multinacionais. Atualmente, há já um conjunto de empresas de grande dimensão no concelho - várias multinacionais ligadas aos setores mais inovadores, designadamente às Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC (Cisco, HP, Google, entre outras) e à área da Saúde/Farmacêutica (MSD, Pfizer, Novartis, etc.) e que determinam a especialização produtiva concelhia, sendo responsáveis por parte significativa da riqueza gerada.

“Oeiras tem já, em toda a sua extensão, um território qualificado para receber grandes empresas de setores inovadores, mas queremos ir mais longe e criar condições para tornar Oeiras no maior viveiro de inovação, criatividade e tecnologia em Portugal, estimulando a criação de empregos com alto valor acrescentado”, explica Isaltino Morais.

Além de um tecido empresarial com grande capacidade inovadora e empreendedora, Oeiras possui ainda uma população com altos níveis de escolaridade. Estes fatores, bem como a localização central e bons acessos, uma qualidade de vida ímpar, com atividades de lazer, culturais e desportivas, e habitação de qualidade a preços razoáveis, fazem do concelho um ótimo local para viver, investir e visitar.

Assista ao vídeo de apresentação do Programa Oeiras Valley

Publicado 29/06/2020 às 15:52
Criada equipa para desenvolver estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025
A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a constituição da equipa que irá desenvolver a Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia para os próximos cinco anos.
Publicado 18/06/2020 às 17:00
Município de Oeiras vende lote do Espargal por 14 Milhões de Euros
O terreno do Espargal, situado na União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, foi vendido por 14 milhões de euros
Publicado 22/05/2020 às 14:59
Abertura de Procedimento para contrato de arrendamento de armazém
Consulte o procedimento para celebração de contrato de arrendamento para fins não habitacionais de um armazém sito no Alto dos Barronhos.
Publicado 07/04/2020 às 12:45
Consulta ao mercado para aquisição de imóveis
A consulta ao mercado tem em vista a aquisição de imóveis destinados a habitação pública.
Publicado 22/03/2020 às 20:24
Hasta Pública de um lote de terreno para construção no Espargal - Adiada para junho
A Hasta Pública para venda de um lote de terreno para construção com 21.676,252 m2, sito na Rua do Espargal na União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias foi adiada para 16 de junho de 2020 às 10h30.