Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 27/07/2020 às 16:39

Projeto inovador de saúde pública na Praia de Santo Amaro e da Torre em Oeiras

As praias de Santo Amaro e da Torre, em Oeiras, receberam no mês de julho um novo projeto inovador de Saúde Pública.
Trata-se de um dispositivo em forma de prancha de surf, de grande dimensão (3,70 metros de altura e visível a grandes distância) que disponibiliza aos utentes destas praias informação sobre a incidência solar UV-B em tempo real, o horário das marés, a qualidade ambiental na praia (água, areal e ar) e os índices de risco de calor e de incêndio. Este placard estático de informação pública também disponibiliza Wi-fi radial e é um canal reservado a alarmes associados a emergências meteorológicas, geológicas e de proteção civil (ex: alarme de tsunamis, de eventos climatéricos extremos ou de outras emergências de origem terrorista, rodoviária ou aeronáutica, em que seja necessário o controlo de multidões, entre outros).

Oeiras é, assim, o concelho pioneiro a receber o Projeto Solar Keeper by Solar Sense que, desenvolvido por portugueses, foi definido pela Groundlight, para a escala Europeia como um Projeto de Saúde Pública, na adaptação aos efeitos das alterações climáticas, com a luz solar como componente crítica do Clima.

A receção em Oeiras deste projeto insere-se no âmbito das políticas municipais de recurso às novas tecnologias como é também exemplo o facto de ser o único concelho do país a disponibilizar em todas as praias um sistema de semáforos (torniquetes virtuais) de contagem da capacidade de carga de cada areal, ligado à App Info Praia, medida implementada no âmbito das medidas de prevenção da pandemia.

 

CM273105-3-rec.jpg260b0d34-c7d1-4ebf-8180-e33df3088580-rec.jpg 

 

notícia
Publicado hoje às 18:20
Passeio Marítimo reaberto
O Município de Oeiras continuará a acompanhar os alertas sobre o estado do tempo e irá atuar sempre que se justificar.
Publicado ontem às 18:03
Passeio Marítimo e Túneis de Acesso às Praias Interditados | SITUAÇÃO NORMALIZADA
Informação - Passeio Marítimo e acessos às praias de Oeiras, interditos devido ao mau tempo.
Publicado 16/09/2020 às 16:34
Município de Oeiras atento no regresso à escola
Todas as famílias com dificuldades económicas podem solicitar apoio para material escolar no estabelecimento de ensino do aluno. O Município garante ainda apoios para transporte e visitas de estudo aos alunos carenciados, no âmbito da Ação Social Escolar.
Publicado 15/09/2020 às 22:13
Município de Oeiras atualiza medidas de prevenção e combate à COVID-19
O Município de Oeiras continua atento à evolução pandémica e à adoção das medidas necessárias, em linha com as recomendações das autoridades de saúde locais e nacionais.
Publicado 11/09/2020 às 17:22
Município de Oeiras prepara início do ano letivo em segurança
O Município de Oeiras planeou o ano letivo 2020-2021, para que o retorno presencial das atividades letivas decorra com condições de segurança e conforto para toda a comunidade escolar. Já foram investidos cerca de 2.170.000€ para o início das aulas.
Projeto inovador de saúde pública na Praia de Santo Amaro e da Torre em Oeiras