Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
DescobrirPatrimónioPatrimónio ReligiosoCapela Senhor Jesus dos Navegantes

Capela Senhor Jesus dos Navegantes

A vila de Paço de Arcos, pela sua localização, esteve desde sempre ligada às atividades piscatórias, daí que esta capela tenha sido erguida em honra do Senhor Jesus dos Navegantes, padroeiro das gentes do mar.
Este espaço é enriquecido por alguns elementos do período barroco, nomeadamente o altar predominantemente em talha dourada.
 

​Pequeno templo, cuja matriz inicial remonta ao ano de 1698, tendo sido posteriormente reedificado no final do século XIX. A vila de Paço de Arcos, pela sua localização, esteve desde sempre ligada às atividades piscatórias, daí que esta capela tenha sido erguida em honra do Senhor Jesus dos Navegantes, padroeiro das gentes do mar.

A devoção local ao padroeiro desta capela é provavelmente anterior à construção da capela e estará relacionada com a proteção que a enseada de Paço de Arcos ofereceria aos navegantes que ali acorriam procurando abrigo das tempestades no mar.

A capela é constituída por uma só nave, rematada por uma abóbada de berço animada por painel de estuque de motivos geométricos (limitado à zona correspondente ao altar-mor), apresentando também muros revestidos por rodapé azulejar de padrão setecentista. Os muros da nave ostentam ainda a presença de figurações escultóricas, sobre peanhas, de São José (Epístola) e de São Sebastião (Evangelho). Este espaço é enriquecido por alguns elementos do período barroco, nomeadamente o altar predominantemente em talha dourada. Na zona central encontra-se uma imagem do padroeiro da vila – Senhor Jesus dos Navegantes.

D0103493.JPG 

 D0038915.JPG

 

2ª feira para missa : 18h30 - 19h30 Ver Horário Fechar
Entrada Gratuita Ver Detalhes Fechar
centro histórico de Paço de Arcos Ver Mapa e Contactos Fechar
38.695923, -9.292553

​Rua Travessa da Ermida

2770-161 Paço de Arcos

​Como chegar:

 Estação de saída - CP Paço de Arcos

Publicado 30/05/2017 às 16:04
Capela Senhor Jesus dos Navegantes