Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos

Igreja de São Pedro

Para além do cemitério que agregava desde 1930, esta igreja era utilizada como hospital que recolhia os pobres e os doentes, que eram depois encaminhados para o Hospital S. José, em Lisboa.
Vale a pena ir ver a talha da Capela-Mor.
 

​Há notícias da existência desta igreja já desde o séc. XVIII. Com o terramoto de 1755 foi parcialmente destruída. A sua reconstrução foi iniciada em 1763, passando os ofícios religiosos a ser celebrados na Capela de S. Sebastião, em Barcarena. A igreja de S. Pedro é de uma só nave. Reúne no seu interior um conjunto de soluções artísticas e decorativas de grande diversidade material e estilística presente nos múltiplos retábulos.

Do séc. XVIII datam a talha da Capela-Mor, os pequenos altares em redor e os azulejos policromos que revestem a nave e a capela. Da mesma época data o conjunto de azulejos da sacristia. Outros elementos de realce são o arquibanco de madeira do séc. XVII, o lavabo de mármore branco do séc. XIX e várias imagens em madeira estufada e policromada, bem como um rico espólio para a celebração do culto.

Para além do cemitério que agregava desde 1930, esta igreja era utilizada como hospital que recolhia os pobres e os doentes, que eram depois encaminhados para o Hospital S. José, em Lisboa. Em 2010, este local de culto sofreu obras de restauro e de beneficiação.

D0043074.JPG 

Aberta para as missas Ver Horário Fechar

​Aberta para as missas de terça-feira e quinta-feira, das 19h às 20h00

​Missas de domingo das 12h00 às 13h00

Entrada gratuita Ver Detalhes Fechar
centro histórico de Barcarena Ver Mapa e Contactos Fechar
38.731852, -9.278199

​Largo 5 de Outubro, Barcarena

​Como chegar: CP Oeiras carreira 106

Publicado 30/05/2017 às 16:30
Igreja de São Pedro