Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
DescobrirPatrimónioPatrimónio ArqueológicoPovoado Pré-Histórico de Leceia

Povoado Pré-Histórico de Leceia

Os primeiros trabalhos arqueológicos relativos a este povoado fortificado tiveram início no decurso do século XIX, por Carlos Ribeiro.
As escavações puseram a descoberto estruturas habitacionais e defensivas de um povoado do período Calcolítico pré-campaniforme.
 

Implanta-se no alto da encosta direita sobre o vale da ribeira de Barcarena, dominando visualmente a entrada da Barra do Tejo.
As pesquisas arqueológicas efetuadas sob a orientação do Prof. Doutor João Luís Cardoso entre 1983 e 2002, totalizando assim 20 anos de trabalhos de campo continuados puseram a descoberto estruturas habitacionais e defensivas de épocas diversas. As mais antigas remontam ao Neolítico Final da Estremadura, situando-se entre cerca de 3.300 e 2.900 anos A. C.
Depois de um curto período de abandono assistiu-se, logo no início do Calcolítico (ou Idade do Cobre) à construção de um complexo dispositivo defensivo, organizado em três linhas de muralhas, reforçadas exteriormente por bastiões semicirculares articuladas com duas importantes escarpas naturais pré-existentes.

 

foto aerea do povoado calcolítico de Leceia.jpg 

 

A ocupação pré-histórica do local prosseguiu, de acordo com os resultados das datações obtidas pelo método do radiocarbono até cerca de 2.200 anos antes de Cristo. Os espólios arqueológicos mais significativos comprovam o sucesso de uma economia agro-pastoril, complementada pela caça e pela recoleção de moluscos ao longo do litoral estuarino adjacente.
Tais materiais podem ser observados na Exposição Monográfica do Povoado Pré-histórico de Leceia, localizada na Fábrica da Pólvora de Barcarena.

Bibliografia

O povoado pré-histórico de Leceia no quadro da investigação, recuperação e valorização do património arqueológico português. Síntese de vinte anos de escavações arqueológicas (2003)

O povoado de Leceia (Oeiras), sentinela do Tejo no terceiro milénio a. C. (1997)

Leceia - 1983-1993. Escavações do povoado fortificado pré-histórico (1994)

Estudos Arqueológicos de Oeiras, 1. Notícia da Estação Humana de Leceia por Carlos Ribeiro. Notas e comentários de João Luís Cardoso (1991)

Leceia, resultados das escavações efectuadas, 1983-1988 (1989)

 

 

Visitas guiadas a cargo do Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras Ver Horário Fechar

​Por marcação prévia para grupos de número igual ou superior a 10 pessoas
Tel. 214408432 - E-mail: arqueologia@cm-oeiras.pt

Entrada gratuita Ver Detalhes Fechar
38.728720, -9.282313

​Povoado Pré-Histórico de Leceia
Rua 7 de Junho, Leceia



Como chegar

Carro

Coordenadas GPS: 38°43'41.16"N ; 9°16'54.08"W

Comboios

Linha de Cascais: Estação de Oeiras ou Estação de Carcavelos. Ligação autocarro 106 (Lisboa Transportes), saída Leceia
Linha de Sintra: Estação de Amadora ou Estação de Monte Abraão. Ligação autocarro 106 (Lisboa Transportes), saída Leceia

Autocarro
106 (Lisboa Transportes): Carcavelos - Amadora/Falagueira (Metro, linha Azul), saída Leceia

 

Publicado 07/03/2017 às 16:03
Povoado Pré-Histórico de Leceia