Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos

Exposições de Arqueologia

As exposições de Arqueologia ilustram o passado da ocupação humana do atual território oeirense, com base nos vestígios materiais recuperados do solo e de escavações efetuadas sob a égide do CEACO.
É possível apreciar os artefactos de pedra lascada ou polida e os materiais em osso ou cerâmica, ou descobrir o culto da fertilidade, os amuletos e os adornos, as casas e os vários materiais de construção.
 

Exposição Monográfica do Povoado Pré-histórico de Leceia

Apresenta um conjunto significativo do espólio recolhido durante 20 anos de escavações arqueológicas realizadas sob a orientação do Prof. Doutor João Luís Cardoso no povoado pré-histórico de Leceia, considerado como um dos mais importantes povoados fortificados Calcolíticos da Península Ibérica. Estão representados diversos períodos cronológico-culturais,  desde o Neolítico Final da Estremadura, até ao Calcolítico Final. Através da grande maquete exposta, dos objetos e dos respetivos textos explicativos, é possível acompanhar o quotidiano deste povoado, conhecer as suas atividades económicas e as suas trocas comerciais, apreciar os artefactos de pedra lascada ou polida e os materiais em osso ou cerâmica, ou descobrir o culto da fertilidade, os amuletos e os adornos, as casas e os vários materiais de construção. É esta a história de mais de 1000 anos que esta exposição tenta contar, numa sala agradável, servida pelo magnífico cenário dos Jardins da Fábrica da Pólvora.

Catálogo da exposição:

O povoado de Leceia, sentinela do Tejo no terceiro milénio antes de Cristo 

 

 

 

Exposição de Arqueologia do Concelho de Oeiras

A exposição permanente de Arqueologia do Concelho de Oeiras, destina-se a ilustrar o passado da ocupação humana do atual território oeirense, desde o Paleolítico Inferior Arcaico até ao Séc. XVIII, com base nos vestígios materiais recuperados do solo e provenientes de recolhas e de escavações efetuadas sob a égide do Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras (CEACO/CMO).

Catálogo da exposição:

Arqueologia do Concelho de Oeiras, do Paleolítico Inferior arcaico ao século XVIII

 

 

 

Exposição Projeto de arqueologia subaquática do Forte de S. Julião da Barra

Esta exposição dá público conhecimento dos resultados das investigações desenvolvidas até ao presente, decorrentes da iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Oeiras através do Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras (CEACO/CMO) e do Centro de História de Aquém e de Além Mar (CHAM/UNL) no âmbito de Projeto de investigação desenvolvido entre 2014 e 2016, com o objetivo de prosseguir, de forma planeada e cientificamente sustentada, as investigações do rico património arqueológico subaquático oeirense.

Catálogo da exposição:

Arqueologia subaquática do Concelho de Oeiras

 

 

 

Orientação: Prof. Doutor João Luís Cardoso (Coordenador – CEACO) | Dr.ª Maria da Conceição André (Técnica Superior – CEACO)

Informações e Inscrições:
Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras – Telefone: 214408432
E-mail: arqueologia@cm-oeiras.pt

Dias úteis das 14h00 às 17h00 Ver Horário Fechar

Encerrado aos feriados

 

Entrada gratuita Ver Detalhes Fechar
Fábrica da Pólvora de Barcarena - Estrada das Fontaínhas - Tercena Ver Mapa e Contactos Fechar
38.740966, -9.284707

​Fábrica da Pólvora de Barcarena - Estrada das Fontaínhas - Tercena 

​Como chegar

Automóvel
Coordenadas GPS: 38°44'27.10" N ; 9°17' 03.71” O

Comboios
Linha de Cascais: Estação de Caxias. Ligação autocarro 117. Saída Fábrica da Pólvora de Barcarena
Linha de Sintra: Estação de Massamá/Barcarena ou Estação de Monte Abraão. Ligação autocarro 117, direção Caxias. Saída Fábrica da Pólvora de Barcarena

Autocarro
Autocarro 117 (Lisboa Transportes): Estação de Caxias – Estação de Monte Abraão. Saída – estrada das Fontaínhas - Fábrica da Pólvora de Barcarena.

Publicado 08/03/2017 às 10:00
Exposições de Arqueologia