Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 21/12/2020 às 17:50

Inauguração das obras de recuperação e restauro da Igreja Matriz de Oeiras

​​​​​

A inauguração oficial das obras de reuperação e restauro da Igreja Matriz de Oeiras, pelo Presidente do Município, Isaltino Morais, teve lugar no dia 18 de dezembro.

 
Neste património cultural, localizado em pleno Centro Histórico da Vila (Largo 5 de Outubro), foram realizados trabalhos de conservação, restauro e resolução de anomalias, abrangendo o edificado e o património integrado. Esta intervenção, realizada no âmbito da política de Preservação do Património cultural existente no concelho, orçou os € 624. 370,46, financiados na sua globalidade pelo Município.

 
Da intervenção no corpo da capela-mor, é de realçar a reabilitação da cobertura, a estabilização das paredes e de outras estruturas como as abóbodas e o trono. No exterior do monumento, entre outros, foram reparados os rebocos, limpeza e tratamento de cantarias, a revisão dos sistemas de drenagem de águas pluviais, a conservação dos sinos e cabeçotes, ferragens e mostradores dos relógios. No interior da Igreja além da conservação e restauro da pintura mural em abóbadas e paramentos das paredes e, dos revestimentos em pedra ornamental, fez-se a limpeza e conservação da pintura sobre tela, da escultura e talha dourada, o tratamento do teto abobadado da capela-mor e do da sacristia, revisão dos pavimentos em madeira e em pedra, da zona cultual.

 
CMO-6015181220.jpgCMO-6122181220.jpgCMO-6186181220.jpgCMO-6176181220.jpg
 

 
notícia
Publicado 18/12/2020 às 17:13
Adjudicada obra de requalificação da Praça Central de Queijas
Esta intervenção procura a melhoria da qualidade do espaço urbano dos seus munícipes e de todos aqueles que se interessam e desfrutam do ambiente urbano deste aglomerado, privilegiando a fruição do espaço pedonal e o conforto urbano.
Publicado 13/12/2020 às 15:28
Oeiras a um passo de poder finalmente recuperar o Convento da Cartuxa
O Executivo Municipal já aprovou os termos e condições de cedência, homologados pela DGTF bem como o montante para a realização das obras de requalificação e restauro deste conjunto tão relevante para a identidade cultural do concelho.
Publicado 31/07/2020 às 12:28
A Casa da Quinta dos Sete Castelos vai ser recuperada e transformada numa residência para cientistas
O objetivo é recuperar o património arquitetónico, respeitando as suas características originais mas dotando-o de condições de conforto para se tornar numa residência para cientistas.
Publicado 02/07/2020 às 16:41
Município de Oeiras financia em 100% a requalificação da Igreja Matriz de Oeiras
No âmbito da política de Preservação do Património Cultural existente no concelho, o Município de Oeiras está a proceder à requalificação da Igreja Matriz de Oeiras, localizada em pleno Centro Histórico da vila (Largo 5 de Outubro).
Inauguração das obras de recuperação e restauro da Igreja Matriz de Oeiras