Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 14/10/2019 às 17:25

Venha visitar a antiga Estação Agronómica Nacional


Ao longo das últimas duas décadas, a Câmara Municipal de Oeiras, reclamou da necessidade de o Estado proceder à recuperação e conservação do património cultural – edificado e paisagístico da ex-Estação Agronómica Nacional - (Casa da Pesca, Cascatas do Taveira e do Ouro, Casa do Bicho da Seda e Pombal) em Oeiras e, da Igreja e Convento da Cartuxa, em Caxias.

Nos últimos dois anos, insistências continuadas com os Ministérios da Agricultura, da Justiça e da Defesa levaram a consensos positivos com esses Ministérios, mas decisões finais esbarraram sempre na Direção-Geral do Tesouro.

As nossas razões, aliás, acompanhadas pela vontade expressa de munícipes que subscreveram uma petição de cerca de 4000 assinaturas, finalmente, vingaram e, no passado dia 4 do corrente mês, tive a honra de assinar o acordo com a Direção-Geral do Tesouro que transfere a gestão do património da ex-Estação Agronómica Nacional para a responsabilidade do Município.

E tudo indica que até final do ano, também as negociações relativas ao Convento da Cartuxa, chegarão a bom termo.

Agora é meter mãos à obra e com urgência iniciarmos o processo de recuperação para devolução de tão importante património cultural e paisagístico, aos cidadãos, aos oeirenses em particular e em geral aos portugueses.

Para um melhor conhecimento desse património e do estado em que se encontra, convido os Oeirenses para uma visita à ex-Estação Agronómica Nacional, incluindo toda a área da Casa da Pesca, no próximo dia 19 de Outubro, pelas 15,30 horas com ponto de encontro, no portão principal da Quinta e junto ao parque de estacionamento dos Jardins do Palácio do Marquês.

Eu próprio acompanharei a visita no sentido de prestar todos os esclarecimentos que forem solicitados.

O Presidente
Isaltino Morais

convite-estacao-agronomica.out-19.jpg 

 As visitas serão efetuadas em grupos de 50 pessoas, com intervalos de 10 em 10 minutos.

Os locais de passagem são a Casa da Pesca e os seus painéis, mas também outros edifícios que fazem parte deste conjunto monumental e que também serão reabilitados pela Câmara Municipal, nomeadamente a Cascata do Taveira, a Cascata da Fonte do Ouro, a Casa do Bicho da Seda e o Pombal.

Os historiadores José Meco, Filomena Serrão, Rodrigo Dias e Isabel Mendonça vão receber os visitantes, dando a conhecer um pouco da história deste património nacional.

 

casa-da-pesca-visita2.pngcasa-pesca-visita1.png 

 

 

 

notícia
Publicado 31/07/2020 às 12:28
A Casa da Quinta dos Sete Castelos vai ser recuperada e transformada numa residência para cientistas
O objetivo é recuperar o património arquitetónico, respeitando as suas características originais mas dotando-o de condições de conforto para se tornar numa residência para cientistas.
Publicado 24/07/2020 às 15:22
Abertura de procedimento de classificação da Igreja de São Pedro
Publicado 02/07/2020 às 16:41
Município de Oeiras financia em 100% a requalificação da Igreja Matriz de Oeiras
No âmbito da política de Preservação do Património Cultural existente no concelho, o Município de Oeiras está a proceder à requalificação da Igreja Matriz de Oeiras, localizada em pleno Centro Histórico da vila (Largo 5 de Outubro).
Publicado 05/05/2020 às 11:40
Visita ao Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais acompanhou a Ministra da Agricultura e a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, numa visita ao Laboratório de Virologia no INIAV.
Publicado 18/04/2020
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | Dia 18 de abril
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) a 18 de Abril de 1982 .
Venha visitar a antiga Estação Agronómica Nacional