Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 31/07/2020 às 12:28

A Casa da Quinta dos Sete Castelos vai ser recuperada e transformada numa residência para cientistas

A Casa da Quinta dos Sete Castelos, em Santo Amaro de Oeiras, vai ser restaurada e reabilitada. O objetivo é recuperar aquele significativo património arquitetónico, respeitando as suas características originais mas dotando-o de condições atuais de conforto para se tornar numa residência para cientistas (doutorados e pós-doutorados), que estejam a trabalhar em Institutos de Investigação no Concelho de Oeiras. O lançamento da empreitada decorrerá em setembro do presente ano, prevendo-se o início da obra no terceiro trimestre de 2021, num investimento orçado em cerca de 3.100.000,00 euros.

Para a realização desta empreitada, que se insere no âmbito da política municipal de recuperação do património histórico e cultural concelhio, a Câmara Municipal de Oeiras aprovou a abertura de um procedimento pré-contratual por concurso público, cujo preço base é de €2.800.000,00 (+IVA), sendo o prazo de execução de 365 dias. Atendendo ainda ao preço base previsto para este procedimento, o contrato a celebrar, decorrente do mesmo, deverá ser submetido à fiscalização prévia do Tribunal de Contas.

Após a requalificação dos jardins desta Quinta centenária, já reabertos ao público, é agora a vez de serem recuperadas a Casa e a Capela, um conjunto edificado e significativo, com identidade própria e detentor de uma memória local.

Serão conservados os elementos mais significativos do edifício, nomeadamente fachadas, estruturas e guardas em ferro, painéis de azulejos, bem como, outros elementos decorativos e estruturais notáveis como a claraboia. A pequena construção fronteira à casa (estufa) terá uma nova cobertura e será feito o restauro da fonte, junto ao alçado principal da casa e a casa de fresco. O objeto impulsor consiste em devolver à comunidade as edificações e suas dependências, sob o ponto de vista histórico e formal.

Pretende-se estabelecer um compromisso, de integração das formas herdadas da história com os usos e modos de vida contemporâneos, permitindo assim criar condições de habitabilidade, de modo a tornar estas edificações viáveis face aos atuais níveis de conforto exigidos, mantendo-se a geometria e a morfologia.

Neste conjunto edificado merece particular destaque e atenção os azulejos existentes, no interior e no exterior da capela, provenientes da fábrica “Viúva de Lamego”, desenhados pelo aguarelista João Alves de Sá, cujas silhas deverão ser restaurados por técnicos especializados e completados, cujo conceito assenta no estabelecimento de uma ligação iconográfica, bem como, numa integração visual do conjunto.

A par da abertura do concurso, o Executivo Municipal também aprovou a Minuta do Anúncio do Concurso a publicar no “Diário da República” e designou o Júri do procedimento e os técnicos procedimentais.

 

notícia
Publicado ontem às 17:07
Assembleia Municipal de Oeiras | Sessão Extraordinária Nº 13/2020
Na terça-feira, dia 22 de setembro, assista em direto a partir das 15h00, à reunião da Assembleia Municipal de Oeiras através do facebook do Município ou youtube da Assembleia Municipal de Oeiras.
Publicado ontem às 15:35
Oeiras segue aposta na captação de empresas e investimento com novo Balcão de Apoio Técnico
O BAIE disponibiliza um serviço, gratuito e personalizado, que visa apoiar e dar respostas aos seus empresários e respetivas empresas, de âmbito local, regional, nacional e internacional, em articulação com outras instituições públicas e privadas.
Publicado 17/09/2020 às 16:46
Pavimentação em Queluz de Baixo
O Município de Oeiras vai proceder à realização de trabalhos e pavimentação nas Ruas Vasco Coutinho, Ivone Silva, D. João II e Jorge Mineiro, em Queluz de Baixo, a partir do dia 23 de setembro.
Publicado 16/09/2020 às 10:52
Equipamentos sociais requalificados e primeiro columbário do país inaugurados na sexta-feira
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, no dia 18 de setembro vai proceder à inauguração de equipamentos sociais e o primeiro Columbário do país. Vai também visitar as obras realizadas na creche 'O Chorão' na Laje.
Publicado 15/09/2020 às 22:13
Município de Oeiras atualiza medidas de prevenção e combate à COVID-19
O Município de Oeiras continua atento à evolução pandémica e à adoção das medidas necessárias, em linha com as recomendações das autoridades de saúde locais e nacionais.
A Casa da Quinta dos Sete Castelos vai ser recuperada e transformada numa residência para cientistas