Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional
agenda contactos
page background image
Publicado 02/07/2020 às 16:41

Município de Oeiras financia em 100% a requalificação da Igreja Matriz de Oeiras


 
No âmbito da política de Preservação do Património Cultural existente no concelho, o Município de Oeiras está a proceder à requalificação da Igreja Matriz de Oeiras, localizada em pleno Centro Histórico da vila (Largo 5 de Outubro). 
Os trabalhos relacionados, de conservação, restauro e resolução de anomalias, abrangendo o edificado e o património integrado, orçam os € 624. 370,46 e, estão a ser financiados na sua globalidade pela autarquia.

 
Da intervenção no corpo da capela-mor, é de realçar a reabilitação da cobertura, a estabilização das paredes e de outras estruturas como as abóbodas e o trono. No exterior do monumento, entre outros, estão a ser reparados os rebocos, limpeza e tratamento de cantarias, a revisão dos sistemas de drenagem de águas pluviais, a conservação dos sinos e cabeçotes, ferragens e mostradores dos relógios. 
No interior da Igreja além da conservação e restauro da pintura mural em abóbadas e paramentos das paredes e, dos revestimentos em pedra ornamental, está a ser feita a limpeza e conservação da pintura sobre tela, da escultura e talha dourada, o tratamento do teto abobadado da capela-mor e do da sacristia, revisão dos pavimentos em madeira e em pedra, da zona cultual.

 
Esta intervenção iniciada em julho de 2019 está estimada decorrer até outubro de 2020. 

 
​Investimento na preservação deste património cultural: € 624. 370,46

notícia
Publicado 23/02/2021 às 15:10
Requalificação da Praceta Teixeira de Pascoaes, em Carnaxide.
A obra a iniciar nos próximos dias pretende melhorar a referida praceta com a substituição dos atuais pavimentos por um piso mais confortável, melhorando assim as condições de segurança dos transeuntes.
Publicado 17/02/2021 às 14:44
Câmara de Oeiras já pode recuperar Quinta da Cartuxa
Para o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, o acordo hoje firmado traduz-se num “ato de Cultura da maior relevância e que diz respeito a todo o país”.
Publicado 15/02/2021 às 09:48
Município de Oeiras e Direção-Geral do Tesouro e finanças assinam acordo para cedência do Convento da Cartuxa
A Câmara de Oeiras chegou a acordo com o Estado, em meados do dezembro, para reabilitar e o Convento da Cartuxa, em Caxias, numa concessão de 42 anos e um investimento de 7,12 milhões de euros.
Publicado 20/01/2021 às 10:57
Repavimentação da Rua dos Engenhos na Urbanização da Fábrica da Pólvora
O Município de Oeiras deu início aos trabalhos preparatórios para proceder à reparação do pavimento por blocos em betão de cimento na Rua dos Engenhos, em Barcarena.
Publicado 13/01/2021 às 14:09
Câmara de Oeiras lança “OEIRAS 27”
Novo projeto define plano estratégico da candidatura da Capital Europeia da Cultura 2027.
Município de Oeiras financia em 100% a requalificação da Igreja Matriz de Oeiras