Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 15/09/2020 às 15:48

As Masterclasses Cogito vão começar e prometem fazer refletir sobre o Mundo depois da Covid-19

As MASTERCLASSES COGITO | Os grandes desafios da humanidade vão começar no dia 17 de setembro e até 5 de novembro (às quintas-feiras), e trazem à reflexão as grandes alterações no mundo e na sociedade causadas pela pandemia do século XXI.

O 3º Ciclo de Masterclasses: os grandes desafios da humanidade, conta com um conjunto de personalidades-chave da cultura, da ciência e do pensamento dos nossos dias, como os cientistas Maria do Carmo Fonseca, Ana Paiva, Mónica Bettencourt Dias e Pedro Simas, o economista Augusto Mateus, o professor universitário António Costa Pinto, o jornalista Pedro Santos Guerreiro e o escritor Rui Zink.

A primeira convidada deste Ciclo é a cientista Maria Carmo Fonseca, que abordará e colocará à reflexão o tema "Qual será o próximo Coronavírus?". Esta sessão terá lugar no dia 17 de setembro, às 21H30, no Palácio Flor da Murta (Adega).

Ora, num ano de desafios, o COGITO apresenta-se num formato misto, combinando a modalidade online e presencial. E as Masterclasses vão ter lugar presencialmente no Palácio Flor da Murta, em Paço de Arcos e podem ser assistidas mediante inscrição prévia (em www.cogito.pt ) e cumprindo as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS).

As emissões também podem ser acompanhadas em direto na página de Facebook: https://www.facebook.com/ideiasquetransformamoeiras/


- O COGITO 2020 é conhecimento, criatividade e cultura e, ao mesmo tempo, é estratégia de desenvolvimento rumo à “Capital Nacional da Ciência e Inovação”. Engloba vários temas de interseção com a Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025, a qual convoca ao trabalho em rede entre o meio empresarial, os centros de investigação, as universidades e os cidadãos de Oeiras, sempre no pressuposto de aproximar a ciência, o conhecimento e a criatividade que se faz em Oeiras a vários públicos e às escolas, e estes aos cientistas e suas instituições. Estamos prontos e desejosos de percorrer caminhos que nos conduzirão ao topo e ao objetivo comum de consolidar a ciência e tecnologia como parte da identidade de Oeiras.

+ Informações: https://www.cogito.pt/

 


PROGRAMA:

MASTERCLASSES COGITO | Os grandes desafios da humanidade

Quintas feiras. 17 de setembro a 5 de novembro. 21h30 às 23h00. Palácio Flor da Murta, Adega

17 SET – Qual será o próximo Coronavírus? Maria Carmo Fonseca, cientista
Maria do Carmo Fonseca é Professora Catedrática na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Desempenha as funções de Presidente do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) e do Conselho Científico da GenoMed (empresa spin-off do iMM dedicada a diagnósticos de medicina molecular). Recebeu numerosas distinções, entre elas a Comenda Ordem de Sant’iago de Espada (2001), o Prémio Ibérico de Ciência DuPont (2002), o Prémio Gulbenkian de Ciência (2007), o Prémio Pessoa (2010), o Prémio D. Antónia Ferreira para mulheres empreendedoras (2013), e o Prémio Aboim Sande Lemos-Identidade Portuguesa (2018). Serve como editora de revistas científicas internacionais e é autora de mais de 150 artigos de investigação, que ultrapassam as 10 mil citações. A sua investigação tem por objetivo compreender como funcionam os genes humanos de forma a contribuir para uma melhor prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças genéticas, incluindo o cancro.

24 SET – Porque estamos a afastar-nos da Europa? Augusto Mateus, economista
Augusto Mateus é economista, professor do ISEG e presidente da Augusto Mateus e Associados. Lidera múltiplos estudos de macroeconomia e política económica, de avaliação de programas e políticas públicas e de competitividade de empresas e regiões. Foi secretário de Estado da Indústria e Ministro da Economia do XIII Governo Constitucional e lançou o plano de regularização de dívidas ao Estado também conhecido como Plano Mateus. No domínio da reforma administrativa, coordenou o projeto de investigação que baseou o novo modelo de governação de Lisboa.

01 OUT – Quais são os 7 segredos do universo? Rui Zink, escritor
Rui Zink, escritor e professor no Departamento de Estudos Portugueses na Faculdade da Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é autor de uma obra diversificada e multifacetada. No âmbito da literatura publicou, entre outros, os romances Hotel Lusitano (1987), Apocalipse Nau (1996), O Suplente (2000) e Os Surfistas (2001), primeiro e-book em língua portuguesa. É ainda coautor de Major Alverca e dos livros infantis o Bebé ... que não gostava de televisão (2003), o Bebé ... que não sabia quem era (2003), o Bebé ... que fez uma birra (2004) e Pornex (1984). A sua obra está traduzida em inglês, alemão e hebraico, encontrando-se também publicada no Brasil.

08 OUT – Que informação depois do “fim do mundo”? Pedro Santos Guerreiro, jornalista
Pedro Santos Guerreiro foi diretor do Expresso de 2014 a março de 2019. Começou nas rádios pirata. Passou pelo Semanário e foi fundador do Jornal de Negócios, aos 24 anos, dirigindo o jornal de 2007 a 2013. Participa regularmente em órgãos de comunicação social nacionais e interacionais. É colunista regular da Rádio Renascença. Participa ou já participou nas televisões CNN, BBC, CCTV e Aljazeera, nas rádios Monocle 24, NPR e BBC Radio, e nas publicações The Guardian, El País, Monocle, Legal Business, ABC e O Globo. Publicou livros, participa regularmente em conferências, ganhou diversos prémios de jornalismo. MBA pela Universidade Nova de Lisboa, licenciado em Gestão pelo ISG. É membro do Conselho Geral da Universidade de Évora (cargo não remunerado).

15 OUT – A identidade nacional está a mudar? António Costa Pinto, prof. universitário
António Costa Pinto é investigador coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. As suas obras têm incidido sobretudo sobre o autoritarismo, as elites políticas, as transições democráticas e a justiça de transição. Foi presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política. Publicou A Vaga Corporativa (Imprensa de Ciências Sociais, 2016), com Francisco Martinho. É coautor, com André Freire, do livro O Poder Presidencial em Portugal. Os Dilemas dos Poderes dos Presidentes na República Portuguesa (D. Quixote, 2010).

22 OUT – Os robots podem ter emoções? Ana Paiva, cientista
Ana Paiva é Professora no departamento de Engenharia Informática, do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa e coordenadora do GAIPS – Research Group on AI for People and the Society. Os maiores interesses de investigação de Ana Paiva são nas áreas dos agentes autónomos e interação entre robôs e humanos.

29 OUT – Será possível fazer upload de informação para a mente? Pedro Simas, cientista
Pedro Simas, 54 anos, é licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade Técnica de Lisboa, em 1991, e doutorado em virologia na Universidade de Cambridge (Reino Unido), em 1994, onde trabalhou como fellow da fundação Wellcome Trust. Em Portugal esteve no Instituto Gulbenkian de Ciência, até 2004, está no Instituto de Medicina Molecular (iMM) desde a sua fundação onde é líder do Grupo de Patogénese Viral e coordenador científico do Biotério. Desde 2001, é professor de virologia na Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa e Professor na Universidade Católica Portuguesa, desde de 2018. Na universidade Católica Portuguesa foi convidado para ser o novo diretor do futuro Instituto de Investigação em Inteligência Humana no âmbito do projeto Faculdade de Medicina.

5 NOV – Como a ciência e a tecnologia vão mudar a vida dos cidadãos? Mónica Bettencourt-Dias, cientista
Mónica Bettencourt-Dias é uma bioquímica e bióloga celular, líder do grupo de investigação de Regulação do Ciclo Celular. A sua investigação envolve a regulação do ciclo celular, pela qual foi reconhecida com o Prémio Pfizer, o Prémio Keith Porter da Sociedade Americana de Biologia Celular e o Prémio Eppendorf Young European Investigator. Foi também selecionada como Jovem Investigadora em 2009 pela European Molecular Biology Organization (EMBO) e eleita membro da EMBO em 2015. Mónica Bettencourt-Dias é Diretora Científica do Instituto Gulbenkian de Ciência desde fevereiro de 2018.


 

cogito2020-banner-1200-700-logos-v1.jpg 

 

  • Dezembro a janeiro de 2021
  • Das 18h00 às 20h00
  • Oficina online de Poesia
    De dezembro a janeiro do próximo ano terão lugar mais duas oficinas online de poesia integradas na programação do Templo de Poesia, com José Luís Peixoto.
    Gratuito, sujeito a inscrição prévia
  • Dezembro. Janeiro. Fevereiro
  • Das 18H00 às 20H00
  • Vida, pensamento e arte. Curso com Gonçalo M Tavares.
    Trata-se de uma reflexão de temas muito pertinentes e atuais, a partir de 10 versos/motes de poetas também representados no Parque dos Poetas.
  • Estreia a 12 de novembro
  • Diversos
  • Comédia 'Kaká & Jojó' estreia em oeiras
    ​ Victor Espadinha e João de Carvalho protagonizam “KAKÁ & JOJÓ”, o novo espetáculo que estreou no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras.
    Diversos
  • 10 de novembro
  • 18h30
  • Lançamento de livro | 'O Mapeador de Ausências' de Mia Couto
    O lançamento será transmitido no próximo dia 10 de Novembro, às 18h30 via Zoom.
    Gratuito
  • 7, 14, 21 e 28 de novembro
  • 11H00
  • Conhecimento e Iniciação no Mundo Antigo (on-line)
    O longo percurso em que se vai construindo a dimensão existencial, filosófica e espiritual que molda as sociedades do mediterrâneo, concebendo cada vez mais uma humanidade capaz de obter a salvação e de atingir o conhecimento de Deus.
    Gratuito
    As Masterclasses Cogito vão começar e prometem fazer refletir sobre o Mundo depois da Covid-19