Integrado no Complexo da antiga Fábrica da Pólvora de Barcarena, uma grande unidade produtora de material militar que, após vários séculos de atividade, acabaria por encerrar portas em 1988.
A autarquia veio a adquirir todo este espaço, em 1994, com o propósito de preservar o valioso património industrial e de criar um equipamento de cultura e lazer aberto ao público.
A 17 de Junho de 1998 abria o Museu da Pólvora Negra, instalado no edifício da antiga Casa dos Engenhos, o mais antigo e emblemático do complexo e aquele onde funcionaram os primeiros engenhos de galgas para o encasque da pólvora negra, com o propósito de preservar e divulgar a memória do trabalho.
O Museu está estruturado em quatro núcleos que abordam os seguintes temas:
- A Invenção, difusão e composição da pólvora – onde dá a conhecer a origem e os elementos de que é feito este explosivo;
- Os primórdios do fabrico da pólvora em Barcarena e a produção de armas nas Ferrarias d’El Rei fundadas por D. João II – dá conta da primeira ocupação deste espaço para a produção de armas, no século XV, e só mais tarde, no século XVII, surgiria a primeira oficina de pólvora;
- A reinauguração da Real Fábrica da Pólvora de Barcarena, em 1729, e o Engenho de Galgas – outra importante etapa nesta Fábrica é documentada neste núcleo onde destacamos uma réplica à escala original de um Engenho de Galgas, assim como a primeira planta com a representação do espaço existente em finais do século XVIII;
- A atividade da Fábrica nos séculos XIX e XX e a criação da Cooperativa de Responsabilidade Limitada – Sociedade de Crédito e Consumo do Pessoal da Fábrica da Pólvora de Barcarena – neste último núcleo expositivo dá um grande destaque ao rosto da Fábrica, ou seja, os seus trabalhadores. Aqui é essencialmente focado o período da Revolução Industrial e as suas consequências sociais com o surgimento do operariado e dos movimentos associativos que lhe estão associados.
Visitar o Museu da Pólvora Negra permite percorrer cerca de 400 anos da história desta Fábrica que se cruzam com muitos dos momentos marcantes da nossa História.